Deputada Bebel promove sessão solene na Alesp, em homenagem ao Dia do Professor

Por Redação 14/10/2021 às 20:03

Deputada Bebel - Imagem divulgação


A deputada estadual Professora Bebel (PT), presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), promove nesta sexta-feira, 15 de outubro, sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para comemorar o “Dia do Professor”. A sessão acontecerá a partir das 10 horas, no plenário da Alesp, e será coordenado pela deputada Professora Bebel e contará com a participação de autoridades e entidades convidadas, entre elas a UNAS - União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região; da professora Marília De Santis, gestora do CEU Heliópolis; da professora Arlete Persoli; do Professor Braz Rodrigues Nogueira; do ex-diretor da Escola Municipal Campos Salles, dos estudantes do Programa Bairro Educador da UNAS Heliópolis, além de Fernanda de Abreu, Davi de Nóbrega e Dilma Cabral de Barros e de representantes das 94 subsedes da Apeoesp no Estado, entre elas a de Piracicaba.

A solenidade terá a apresentação cultural do compositor e violeiro Filpo Ribeiro, um dos  premiados em 2020, na 4º Edição do Prêmio Inezita Barroso, pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, que interpretará “Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque e “Minha História”, de João do Vale e Raimundo do Carmo Evangelista.  Durante a sessão solene, convidados farão a apresentação da experiência de implementação do projeto pedagógico na comunidade Heliópolis do “Programa Bairro Educador”, uma experiência singular de construção coletiva de educação popular.

Em seguida, será apresentado um vídeo sobre Ana Maria Saul, professora do Programa de Pós Graduação “Educação e Currículo” e Coordenadora da cátedra Paulo Freire na PUC - SP. Também haverá intervenção cultural da professora e contadora de histórias, Ângela Ferreira, que participou do Projeto Baú de Histórias, da Apeosp, na rádio Heliópolis e na rádio Zumm, de Santo André. O Projeto Baú de Histórias teve inspiração no PL 348/2020, apresentado pela deputada estadual Professora Bebel,  durante a pandemia do coronavírus.

Na solenidade, professores e entidades serão homenageados com  a placa “Professor Paulo Freire”. A sessão será encerrada com vídeo do professor César Callegari, sociólogo que foi secretário de Educação Básica do MEC e secretário municipal de Educação de São Paulo, e do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e apresentação da deputada e cantora Leci Brandão que prestará homenagem aos professores com o samba de sua autoria “Anjos da Guarda”.