DER instalará novos radares na região de Piracicaba; 3 no trecho de Santa Bárbara

Por Redação/DER 16/02/2025 às 12:25

(Foto: Arquivo SBNoticias)

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou, na sexta-feira (14), a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo. A partir de agora, as empresas contempladas pelo Edital nº 145/2023 se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia e terão até 90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados. Até meados de maio de 2025, os equipamentos estarão em funcionamento, realizando a fiscalização de velocidade nos trechos não-concedidos do estado para garantir mais segurança aos usuários.

Na região de Piracicaba serão instalados 27 novos radares. No trecho de Santa Bárbara d’ Oeste serão 3: dois na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e 1 na Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135).   

CONFIRA OS LOCAIS:

SP-133 -  km 5,620 - Leste/Oeste – Limeira - Deputado João Herrmann Neto

 

SP-135 – km  5,650 - Leste/Oeste - Santa Bárbara d'Oeste = Margarida das Graças Martins

 

SP-135 – km 13,450 Leste/Oeste – Piracicaba - Margarida das Graças Martins

 

SP-135 -  km 17,100  Leste/Oeste Piracicaba - Margarida das Graças Martins

 

SP-135 – Km 17,450 Leste/Oeste Piracicaba Margarida das Graças Martins

 

SP-135  Km 19,150 Leste/Oeste  Piracicaba  Margarida das Graças Martins

 

SP-151  Km 5,400  Leste/Oeste   Iracemápolis  Doutor João Mendes da Silva Junior

 

SP-151  Km 3,600  Leste  Limeira  Doutor João Mendes da Silva Junior

 

SP-304  Km 133,400  Leste  Santa Bárbara d'Oeste  Luiz de Queiroz

 

SP-304  Km 134,300  Oeste  Santa Bárbara d'Oeste   Luiz de Queiroz

 

Segundo o DER, os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.

“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.

 

A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).

 

O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.

 

“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.

Processo de contratação

Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.