Corpo de Bombeiros paulista ganha Prêmio Marcas de Confiança

Por Divulgação/ Governo do Estado 25/09/2011 às 17:29

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo ganhou pela 10ª vez o Prêmio Marcas de Confiança. Realizada pelo Ibope Inteligência e pela revista Seleções, a pesquisa premia anualmente as marcas, profissões e organizações em que os brasileiros mais confiam. Foram 1,5 mil questionários aplicados em todo o País entre maio e junho deste ano.

Os bombeiros receberam 94% dos votos na categoria profissão."Os bombeiros de São Paulo são reconhecidos internacionalmente e ditam tendências no País. Somos uma das corporações mais fortes no Brasil", afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, vice-comandante do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros recebem o prêmio há uma década, desde a sua criação. Para o coronel Repulho, uma soma de fatores contribui para esse resultado. "Em uma ocorrência de emergência, os bombeiros proporcionam alívio à população. Eles estão sempre preparados para prestar socorro independentemente da situação", garante.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo conta com 10.028 homens e mulheres, alocados em diversas unidades, distribuídas estrategicamente pelos municípios do Estado de São Paulo. São 237 postos de atendimento operacional.

Em 2010, foram atendidas 613.290 ocorrências. Das emergências solicitadas, 18.580 ocorreram em municípios onde não há instalação física do Corpo de Bombeiros, mas que também obtiveram resposta da instituição. O tempo médio de deslocamento para o atendimento foi de 11 minutos e 25 segundos.

A instituição recebe aproximadamente 120 mil ligações diárias pelo telefone de emergência 193. O atendimento é realizado por uma equipe de 129 profissionais, que trabalham em sistema de plantão (12 por 48 horas), divididos em cinco turmas. Cada turma é formada por 25 pessoas. Para trabalhar no Cobom, o profissional deve ter três anos de experiência em atendimento operacional de rua e curso de primeiros socorros. Em cada turno, a seção tem ainda um médico, da Secretaria Estadual da Saúde, que ajuda a equipe de plantão nos primeiros procedimentos do atendimento, principalmente nos casos de orientação de problemas cardiovasculares.