Combate ao consumo de drogas é principal luta do Conselho Tutelar, afirma Carlinhos

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

O coordenador do Conselho Tutelar de Santa Bárbara d'Oeste, Antonio Vianna de Barros, o Carlinhos, foi o entrevistado do jornalista Roberto Miamoto, no Jornal da Brasil (Rádio Brasil AM 690) desta sexta-feira (14), para fazer um balanço das ações do órgão no ano de 2013 e as perspectivas para esse ano. O conselheiro falou também a respeito dos problemas da falta de vagas nas creches municipais, o consumo de drogas por crianças e adolescentes e sua interpelação judicial contra o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD).

"É importante passar esses dados para a sociedade, porque boa parte da população não tem conhecimento das ações do Conselho Tutelar no município. É um órgão de proteção à criança e também trabalha, enquanto política pública, para que essas pessoas tenham atendimento e qualidade de vida. Em 2013, o conselho realizou 2.342 atendimento e, somente nesses primeiros 45 dias do ano, fizemos 503 intervenções, através de pedidos de pessoas que vão até o órgão para manifestarem diversos clamores, como a violência através de abuso sexual, vagas em creche e no ensino estadual, dependência química e assim por diante", ressaltou Carlinhos.


CRECHES

Carlinhos explicou a função do Conselho Tutelar na questão da busca por vagas em creches da cidade. "Há situações em que o caso é urgente e emergencial, como por exemplo, se a mãe tem que trabalhar e deixa seus filhos pequenos sozinhos em casa. Nessa hora, o Conselho entra em ação e procura a Secretaria de Educação para resolver o problema, pois não há o que esperar. Em outros casos menos graves, temos orientado às famílias que procurem as assistentes sociais da prefeitura para gerar um protocolo, que é muito importante para a Administração ter ideia da demanda gerada e quantas pessoas estão no aguardo dessa oportunidade", contou.


DROGAS

O conselheiro apontou o consumo de drogas como o principal problema enfrentado pelo órgão. "Sem dúvida, um dos principais problemas que enfrentamos é o consumo de drogas por nossos adolescentes e até por crianças de 8 e 9 anos, que já são viciados. É algo crescente e há necessidade da geração de políticas públicas. Recentemente, apresentamos aos vereadores e a administração, a necessidade de criação do leito de estabilização, para levar aqueles que estão no estágio de surto ou transtorno emocional decorrentes do uso de entorpecentes em busca de contermos essa situação. Estamos aguardando respostas", afirmou.


JOI FORNASARI

Carlinhos Barros também esclareceu o porquê pretende interpelar o vereador José Luis Fornasari, o Joi, judicialmente. "Primeiramente, quero dizer que não tenho absolutamente nada contra a pessoa do Joi e não entendo essa motivação da parte dele em atingir minha integridade. A gente tem um histórico na cidade e isso não pode ser jogado no lixo. Na sessão camarária da semana passada, ele falou sobre a possibilidade de eu estar fazendo a captação de votos para minha esposa, que sempre foi potencial candidata a vereadora no município, além de fazer vários questionamentos sobre o FUNDEB. Já estou pedindo, através de meu advogado, a gravação e a ata da sessão para análise da documentação e decidimos registrar um boletim de ocorrência contra esse parlamentar e interpelá-lo judicialmente. Isso que ele falou é gravíssimo, é difamação e é calúnia", afirmou.


NOVA SEDE

Para fechar, Barros faz a previsão de início das atividades na nova sede do conselho. "Estamos aguardando uma sinalização da Secretaria de Promoção Social, acreditamos que, no máximo, em 15 dias já estaremos instalados em nova sede", comentou.