Notícias


CIDADES

30/11/-0001 às 10:42:00

Cães são levados e barraco será demolido no Jd. Santa Inês


A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste iniciou ontem (30) a operação de retirada de moradia e de um canil instalado em área pública inadequada para ocupação no bairro Santa Inês, às margens da Avenida José Soares de Godoy.

Servidores de diversos setores da Administração Municipal, atendendo a processo administrativo instaurado em virtude de riscos à saúde pública e ocupação irregular de área, retiraram materiais de reciclagem, eliminaram o canil e uma fossa existente no local após constatarem a existência de criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypiti, transmissor da dengue, infestação de ratos, baratas e escorpiões, espaço inadequado para a criação de cães.

Esta é a primeira etapa da ação que será realizada no local que apresenta condições insalubres, oferecendo riscos à saúde pública. Para a remoção dos animais, a Prefeitura preparou um local adequado, com toda a estrutura necessária. Porém, este não foi utilizado já que entidades de proteção dos animais se responsabilizaram em encaminhar os cães. A Administração investiga se o canil é clandestino, inclusive com animais oriundos de outras cidades.

Além disso, os servidores realizaram a retirada de materiais de reciclagem - encaminhados ao Aterro Sanitário e disponíveis para a retirada do responsável em até cinco dias -, coletas de materiais para exames relacionados à saúde pública e eliminação de criadouros do mosquito da dengue.

A Guarda Civil Municipal, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o setor de FOP (Fiscalização de Obras e Posturas) proporcionaram apoio ao trabalho realizado pelas secretarias. A Prefeitura decidiu não fazer a retirada imediata da moradia em virtude da situação insalubre encontrada no local. O casal ocupante do espaço, que oferece riscos à saúde humana, já tem histórico elaborado pela Secretaria de Promoção Social e possui familiares residentes no município e dispostos a recebê-los.

 

Fotos: Divulgação/Prefeitura
Fotos: Divulgação/Prefeitura

 

 

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).