Barracas da Festa das Nações de NO terão 2,6 mil cadeiras para o público

Por Redação/Prefeitura Municipal 03/10/2011 às 21:23

A Prefeitura de Nova Odessa e a Comissão Organizadora realizam neste final de semana, dias 7, 8 e 9 de outubro, a 24ª edição da Festa das Nações. As estruturas das barracas típicas das entidades assistenciais da cidade já estão sendo montadas e, nos próximos dias, cada uma das 12 tendas representando os países começam a receber os equipamentos, como fogões e refrigeradores.

Para receber o público que prestigia a Festa das Nações, as barracas vão contar este ano com 2.680 lugares. São 670 conjuntos de mesa e quatro cadeiras cada. A renda da festa é 100% revertida em prol das entidades beneficentes, e a prefeitura contribui ainda com grande parte da infraestrutura das barracas.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Festa das Nações, João Zaramelo Neto, com exceção das barracas da Comunidade Geriátrica/Brasil, que tem 100 conjuntos de mesa, e da barraca da Apae/Itália, que tem 70 jogos de mesa, cada uma das outras 10 barracas vão contar com 50 jogos de mesa para receber os visitantes.

Na sexta-feira, dia de abertura da Festa das Nações, as barracas começam a atender às 20 horas. Segundo Zaramelo, no sábado, elas devem começar a atender mais cedo, entre as 17h30 e 18 horas, e no domingo a festa começa ao meio dia, para o tradicional almoço. A barrada da Alemanha, conhecida pela venda de chopp, começa a atender mais cedo no sábado.

Comidas típicas são carro chefe

Apesar de a Festa das Nações atrair milhares de pessoas ao Convívio Municipal, seja para os jantares ou para o almoço, a programação do domingo durante a tarde também já se tornou tradição e reúne famílias inteiras nas mesas.
Considerada uma das maiores festas do gênero com entrada gratuita de todo o Estado de São Paulo, Festa das Nações de Nova Odessa conta com a participação de 12 entidades, representando diversos países do mundo. O palco principal fica montado no calçadão do Convívio Municipal, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura (Avenida João Pessoa, nº 777 - Centro).

Participam da festa a Comunidade Leta, representando a Letônia; Caminho de Damasco - Havaí; Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) - Portugal; Apae - Itália; Lions Club - Estados Unidos; Comunidade Geriátrica - Brasil; Rotary Clube - Alemanha; Ecano ( Entidade Comunitária de Combate ao Câncer de Nova Odessa) - Argentina; Avano (Associação Vicentina Assistencial de Nova Odessa) - China; APNEN (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa) - Inglaterra; Casa Abrigo Casulo - Mundo Árabe; e SOS-SEANO (Serviço de Orientação e Solidariedade - Serviço Educacional ao Adolescente de Nova Odessa) - México.