Barbarense Raphael Claus é confirmado pela FIFA e irá apitar a Copa do Mundo no Catar

Por 19/05/2022 às 11:02

Foto: Divulgação

O Comitê de Arbitragem da Fifa anunciou nesta quinta-feira (19) a lista de árbitros selecionados para apitar os jogos da Copa do Mundo do Catar. Entre os 36 nomes divulgados está o do barbarense Raphael Claus.

De família em que pai e irmão foram atletas profissionais, o pai Antônio Carlos Claus (jogou na primeira equipe profissional do União Barbarense em 1964 ao lado do Zé Boquinha que hoje é comentarista da ESPN) e irmão Niltinho Claus (centroavante e artilheiro do XV de Jaú no acesso de 1995, participou do acesso do União Barbarense em 1998 e também se destacou no Deportivo Cúcuta da Colômbia), Raphael Claus foi jogador de futebol até os 20 anos de idade. Em 2002, participou do curso de formação em arbitragem da Federação Paulista de Futebol sem ter experiência anterior de árbitro em jogos amadores. Foi árbitro em várias partidas das divisões menores do futebol paulista durante 8 anos. A primeira partida na principal divisão do Campeonato Paulista foi no 20 de janeiro de 2010: Oeste de Itápolis 2 x 2 Monte Azul.

O primeiro trabalho em uma partida de final de competição aconteceu em abril de 2014, na decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano. No mês de maio de 2014, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF credenciou Claus a aspirante do quadro de arbitragem da FIFA. Em outubro do mesmo ano, Raphael, ao lado de Luiz Flávio de Oliveira, foi confirmado como árbitro da entidade que administra o futebol mundial. Eles substituíram Paulo Cesar de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, árbitros paulistas que se aposentaram. Esteve como VAR na Final da Libertadores de 2018 em Madrid, Espanha, entre River Plate e Boca Juniors e apitou a semifinal da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors em 2019.

Apitou a Final da Copa Sul-Americana de 2019 entre Colón e Independiente del Valle. Apitou 4 partidas na Copa do Mundo Sub-20, sediada na Polônia, incluindo a semifinal entre Itália e Ucrânia. Apitou a Final do Paulistão de 2019 entre São Paulo e Corinthians e a Final da Copa do Brasil de 2019 entre Athletico-PR e Internacional. Tem sido um dos árbitros mais premiados da história do Futebol, no Campeonato Paulista esteve entre os melhores nos anos de 2011, 2012, 2016, 2017, 2019 e 2020. No Campeonato Brasileiro foi o melhor consecutivamente nos anos de 2016, 2017 e 2018. Apitou 7 Finais de Paulistão (2014, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021 e 2022).

Essa será a primeira Copa do Mundo do árbitro barbarense.Wilton Pereira Sampaio também estará no mundial. Além deles, outros cinco auxiliares do Brasil também estarão no Catar, entre eles Neuza Back, a única mulher representando o país no Muncial.

Além de Neuza Back, os auxiliares brasileiros escolhidos foram Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Danilo Simon e Bruno Pires. Segundo a Fifa, os 36 árbitros, 69 auxiliares e 24 nomes selecionados para comandar o VAR (árbitro de vídeo) foram escolhidos em colaboração com as seis confederações (Conmebol, Uefa, Concacaf, CAF, AFC e OFC).

O critério usado na seleção levou em conta a qualidade dos profissionais, além da perfomance em torneios da Fifa, assim como o trabalho desempenhado em competições nacionais e internacionais nos últimos anos.

"Como sempre, o principal critério que utilizamos foi a qualidade, e os árbitros selecionados representam o mais alto nível da arbitragem mundial", afirma Pierluigi Collina, histórico árbitro da década de 1990 e 2000 e presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa. "A Copa de 2018 foi um sucesso muito por conta do alto padrão dos árbitros, e nós vamos nos esforçar ao máximo para que esse nível seja ainda melhor no Catar", emenda.

O processo de seleção começou um ano depois do Mundial da Rússia, em 2019, com mais de 50 trios de arbitragem sendo observados como possíveis candidatos e passando por uma preparação intensa. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, atrasou o planejamento da Fifa, mas a federação internacional assegura que toda a preparação pensando na Copa será feita com os profissionais escolhidos.