Bancários se reúnem na Praça Central e sinalizam greve a partir do dia 06

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

As agências bancárias de Santa Bárbara d'Oeste abriram suas portas com uma hora de atraso nesta segunda-feira (28), às 12h, ao invés do horário tradicional das 11h. O motivo foi uma reunião, promovida na Praça Coronel Luiz Alves, a Central, entre representantes da sub-sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e os trabalhadores do setor para discutirem a respeito da negociação de campanha salarial da categoria, que está longe de chegar a um acordo com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Diante do imbróglio, a classe sinaliza com a possibilidade de greve a partir do dia 06 de outubro.

Segundo sindicato, agências devem entrar em greve a partir do 

dia 6 (Foto: Arquivo SBN)
Segundo sindicato, agências devem entrar em greve a partir do dia 6 (Foto: Arquivo SBN)

A vice-presidente do sindicato barbarense, Sílvia Helena Scarazatti, explica o teor da reunião com os funcionários das agências do município. "Isso já estamos fazendo desde o dia 15, começamos por Piracicaba, passamos por Capivari e São Pedro e, nesta segunda-feira, foi a vez de Santa Bárbara d'Oeste. O intuito é informar os bancários os trâmites de nossa campanha salarial e que, na semana passada, os banqueiros ofereceram uma proposta de 5,5% de reajuste mais um abono de R$ 2,5 mil, a qual já está rejeitada pelo comando e nós estamos passando aos trabalhadores qual é a atual situação. Vamos promover uma assembléia geral no dia 1º, em Piracicaba, e a greve está previamente marcada para a partir do dia 6 e estaremos tendo que avisar a população da não abertura das agência. Esse foi o nosso bate-papo na Praça", esclareceu.

"A gente não aceita mais abono, porque ele não é incorporado no salário e o que nos foi proposto fica muito aquém daquilo que estamos pretendendo. Nós estamos pedindo 16& de reajuste, além de solicitarmos a manutenção do emprego; o fim das demissões e um número maior de contratações; mais Saúde, afinal, os bancários estão adoecendo demais ultimamente, porém, tudo isso já foi recusado na mesa de negociações", completou a sindicalista.

Atualmente, Santa Bárbara d'Oeste conta com 15 agências bancárias, distribuídas pela área central, Zona Leste e Tivoli Shopping, empregando, aproximadamente, 270 funcionários. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba representa, além da cidade-sede e do município barbarense, as cidades de Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Cerquilho, Saltinho, São Pedro, Maristela, Rio das Pedras, Capivari, Rafard, Mombuca, Tietê, Laranjal Paulista, Jumirim, Pereira, Conchas, Porangaba, Charqueada, Anhembi, Bofete e Pardinho.