Alunos fazem passeio histórico pelo Núcleo de Educação Ambiental

Por Divulgação/ Prefeitura 31/12/1969 às 21:00

Estudantes do Colégio Ideal tiveram uma manhã de educação diferenciada nesta terça-feira (23) no Núcleo de Educação Ambiental Fioravante Luiz Angolini, mantido pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste no bairro rural Caiubi. Eles fizeram um passeio histórico-ambiental pelo local e caminharam até as margens do Córrego Alambari, onde foram descobertos achados arqueológicos de povos indígenas.

Fundado por imigrantes italianos em julho de 1922, o Caiubi é um dos bairros mais antigos da cidade e da cultura indígena vem seu nome, que em tupi guarani significa "folha azul". A história conta duas versões para o batismo do Caiubi: os mais antigos moradores atribuem o nome a uma árvore com folhas azuis que existia no local. Outros falam de uma névoa matinal que, ao tomar as ruas do bairro rural, mudava a percepção das cores.

E foram estas algumas das características apresentadas aos alunos do Colégio Ideal, atendidos pela Prefeitura na visita monitorada desta manhã. De acordo com o professor de história Marcelo Salomão, que solicitou a visita, eles conheceram o Cemitério dos Americanos e a praça central do bairro até chegarem ao Núcleo de Educação Ambiental, onde foram recebidos pela professora Dionea Antonia Fronza, da Secretaria de Educação, e pelo biólogo e assessor da pasta de Meio Ambiente, Renato Calaboni Júnior.

"Trabalho com eles, com antecedência, os aspectos dos achados arqueológicos do Caiubi, a história do Cemitério dos Americanos e da praça e aqui, fazemos um estudo do meio. Depois, em sala, este conhecimento é retomado e complementado", disse Salomão, que acompanhou os alunos durante a visita. O professor ressaltou a importância da atividade na formação cultural dos estudantes. "A grande maioria não sabe que existe o Caiubi e que o Núcleo de Educação Ambiental funciona".

Os estudantes conheceram as margens do córrego Alambari e as ações de reflorestamento feitas no Núcleo, respeitando as características da biodiversidade que existiu no local. Além das atividades educativas, o espaço também funciona como ponto de coleta de lixo eletrônico e de óleo de cozinha usado, encaminhados posteriormente para a destinação ambientalmente correta.