Grevistas dos Correios fazem manifestação em frente ao Ministério das Comunicações

Por Agência Brasil 20/09/2011 às 16:10

Um grupo de trabalhadores dos Correios fará um enterro simbólico, na tarde desta terça (20), para protestar contra a falta de negociação com o governo sobre o reajuste salarial da categoria. Em greve desde a última quarta-feira (14), eles estão reunidos em frente ao Ministério das Comunicações. Além de um carro de som, os funcionários da estatal levaram para a manifestação um caixão com flores e as fotos do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro.

“Já que eles não querem conversar com a gente, vamos enterrá-los. Só vamos desenterrá-los quando abrirem as negociações”, disse o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Gonçalves de Almeida. Segundo ele, os trabalhadores estão reunidos em assembleias em vários estados para debater os rumos das negociações.

De acordo com os Correios, na segunda (19) a adesão dos trabalhadores à paralisação caiu para 23% — até a última sexta-feira, estava em torno de 30%. Com isso, agora a empresa tem 77% do efetivo trabalhando. Já a Fentect estima que 70% dos 109 mil empregados da estatal estejam parados.

Segundo a empresa, com a queda na adesão e o mutirão feito no final de semana para entrega de objetos postais, os Correios conseguiram aumentar a porcentagem de carga que esta sendo entregue em dia, que passou de 60% para 65%. Na segunda (19), o ministro Paulo Bernardo disse que quem aderir à paralisação terá o ponto cortado.