Rumo à vida interna

Por * Por Valéria Caetano da Silva 27/05/2024

Inicio meu trabalho escrito com o sentimento de alegria por esta oportunidade de colaborar nesta obra transcendente com os meus conhecimentos adquiridos pelos estudos das classes especiais. Um tema instigante, e tão preciso nos tempos atuais, principalmente para nós estudantes de Logosofia.

Hoje tenho a convicção de estar nesta obra de luz que me faz um ser melhor, com o propósito de levar esta obra do bem a todos os seres que possam desfrutar do seu benefício em prol do semelhante.

Ao realizar os estudos das classes sinto a presença do maestro por meio de seus ensinamentos, direcionando o meu caminhar com segurança, raciocínio e sempre com o pensamento de superação. Assim recordo do ensinamento: “permanecer no presente, dominando por sua vez o passado e o futuro, é ter verdadeira consciência da vida, sabê-la viver e desfrutar, e saber ampliá-la ilimitadamente” (ICL 441/2º).

Nesse sentido o meu passado delineia o presente e consolida no futuro as minhas ações, conduta e qualifica minha capacidade de ampliação das possibilidades de realização biopsicoespiritual.

Tenho aprendido “Rumo à vida interna” que é um labor investigativo, experimental, que tem me mostrado muitos elementos indubitáveis ao processo de evolução consciente como, por exemplo, o vigor do pensamento de autoridade para a superação das dificuldades do mundo externo, bem como a identificação e a seleção de pensamentos inferiores que não pertencem a minha casa mental.

O mundo mental e suas configurações foi imprescindível para a realização de meu processo interno como néodiscípula, aspirante de discípula logosófica.

Outro aspecto foi o esclarecimento referente à crença que me limitou muito em minha vida adolescente e uma confusão mental sobre o conceito de respeito, que tanto a sociedade me cobrava, me fazendo me sentir uma marionete. E quando foi me apresentado o conceito de respeito pela Logosofia, a sensibilidade atuou configurada em alegria confirmando que estou no caminho certo. Cada ser tem seu potencial e sua individualidade. E como o maestro Raumsol nos coloca, cada ser é único e ímpar, com um propósito de ser melhor a si mesmo e não melhor que os outros, como uma das grandes mentiras que a cultura vigente nos inculca.

Como foi bom trocar a crença pelo saber logosófico, verdades que nos estimula com entusiasmo e alegria à vida interna. Isto é o conhecimento de si mesmo.

A identificação das deficiências psicológicas, a inércia mental e ainda saber que para cada deficiência há uma propensão à correção, isto é real e verdadeiro, pois tenho experimentado com resultados positivos como o cultivo da paciência, aplicando os ensinamentos logosógicos na vida diária.

Também outro ensinamento relevante que faz a diferença. Digo diferença no sentido de colaboração para com o semelhante - a simpatia e o afeto consciente vinculado nas relações de convivência humana.

Tenho observado muito meu laboratório de aprendizagem: o mundo comum e a atuação de meu espírito e por tantas mentiras, mundo quimérico formaram-se psiquiálise, limitando minha capacidade de raciocinar e de pensar, fazendo assim a imaginação atuar.

É um exercício diário na academia mental para que todos instrumentos da faculdade da inteligência possam realizar verdadeiramente seu labor e juntamente com a dieta mental e as defesas mentais tenho alcançado frear a atuação da imaginação.

Não é fácil trabalhar com o público e formação continuada de professores onde as opiniões se divergem e a inexistência do intercâmbio, muitas vezes são debates e questionamentos exteriores que deixam a desejar uma prática reflexiva do seu mundo interno. E, sim, sempre para o mundo externo! Eu me preocupo muito com minha conduta, com os meus pensamentos e consigo agir discretamente situando o ser para o foco do trabalho proposto.

Com os estudos logosóficos tenho aprendido o valor das coisas, nada acontece por acaso. O conhecimento das leis universais colaboraram muito para a minha evolução biopsicoespiritual, as analogias que o maestro nos ensina faz com que eu compreenda e visualize melhor o ensinamento e seu caminho para efetivar o processo de evolução consciente.

Ultimamente, no pós-pandemia minha vida teve uma pausa devido aos meus problemas de saúde e do meu filho. Isso me causou grandes dificuldades no trabalho. Foi uma experiência onde os ensinamentos logosóficos atuaram automaticamente, me dando segurança no que eu estava agindo neste tratamento. Se fosse ao período anterior à Logosofia, tenho certeza que minhas decisões não seriam positivas pois o desespero falaria mais alto. Então conceitos foram adquiridos pela prática do método logosófico: valor, constância,  persistência, conhecimento de si mesmo, estudo e disciplina nos aprimoram ao processo de evolução consciente e nos liberta da ditadura espiritual.

Hoje posso afirmar com segurança que a unidade virtual do Centro Oeste tem colaborado com afinco os meus estudos pois tenho adquirido formar conceitos emancipadores, cultivar a fé em mim, cultivar o meu valor como pessoa, mãe, educadora, escritora, cidadã e o me preparando para discípula da Fundação Logosófica com muito entusiasmo e gratidão ao maestro. 


 Valéria Caetano da Silva

Professora, pesquisadora na área da Educação e autora do livro Metodologia Ludocriativa