O ano de 2016 tem, como somatória, 9, que é quase
10, como ensinava Duda Mendonça, parceiro de João Santana na trajetória para a
construção de um marketing político eficiente e vencedor no Brasil no século XXI. Ambos
são sucessores legítimos dos pioneiros do campo no país. O jornalista Quintino Bocayuva, redator
do manifesto republicano publicado apenas em jornais e livretos no final do século XIX - a fim de ensinar a
população a compreender os efeitos da transição de um regime monárquico para outro
- era um dos republicanos no país.
Saiu de Club Republicano atrás do outro, explicando para
plateias de 20, 30 e 50 pessoas o sentido daquele momento no país; depois dele, o multimídia Lourival
Fontes que, instigado por Getúlio Vargas, foi aprender as técnicas da então moderna propaganda
política com o jornalista mais famoso da Itália. Na época, Benito Mussolini. De lá,
trouxe ideias para o programa de rádio "A hora do Brasil' ou as fotos estampadas em prédios
públicos - como obrigação legal - mostrando Presidentes da República exibindo-se
às suas respectivas faixas presidenciais em hospitais, bancos, escolas e gabinetes em dependências
públicas. Saímos do jornalismo impresso, como herdeiro da comunicação política,
para chegarmos ao rádio e à porta dos gabinetes públicos.
Os militares, que
não deixaram saudades nos anos 60/80, deram ao então militar Octavio Costa poderes para a
construção de uma máquina de propaganda. Entre a eficiência e a infantilidade - aos olhos
de hoje - nos legaram um planejamento estratégico e eficaz das pesquisas de opinião pública para
a comunicação política, em médio/longo prazo, além de figuras caricatas para a
comunicação governamental com o personagem "Sugismundo".
Este, em forma de desenho animado,
ia, sempre à noite, para os canais da TV ensinar ao povo brasileiro com a frase "povo limpo é povo
desenvolvido! ". Avançamos do jornalismo impresso e de rádio à televisão. Mas,
primórdios são primórdios.
A partir da televisão, a legislação
brasileira concebeu o horário gratuito, antes ao modelo de Chaplin, quase mudo, informando apenas o nome, o
partido e o cargo dos candidatos. Tudo sem dar atenção aos programas de governo. Era o que
tínhamos nos tempos do "nada a declarar" do então Ministro da Justiça Armando Falcão.
Mas, a irrequieta televisão começou a promover e transmitir debates, pois os comícios já
não chegavam a todos nas grandes metrópoles e no país, que saltava aos 100 milhões de
habitantes.
Assim, o veículo imperou - ainda com seus encantos - sobre plateias e profissionais,
que, para produzirem bons programas de propaganda política, investiram milhões em roteiros,
produção, apresentação e edições que pudessem, em poucos minutos,
sintetizar anos de governo, de obras concluídas e de projetos acalentados para o futuro.
Todavia,
o fim do império televisivo se aproxima. As últimas eleições no país têm
provocado alguns sentimentos contraditórios. Ao mesmo tempo em que as Universidades pesquisam e ensinam sobre
propaganda política, profissionais dos, vários campos, juntam-se para profissionalizarem suas
consultorias. Partidos e candidatos começam a perceber que a propaganda política, as pesquisas de
opinião e as novas linguagens são desafios permanentes para projetos de poder.
Com isso,
todos começaram a aprender e ensinar um pouco mais sobre como chegar às diversas cidades contida numa
única cidade; aos diversos Estados contidos num País. Os nichos de mercado foram se espalhando pelo
campo comercial e, agora, começam a serem visualizados com mais competência pelos estrategistas
eleitorais. A propósito deste tema, sem ter acesso às pesquisas feitas pelos institutos credenciados,
nem aos gabinetes, é que ouso polemizar sobre o futuro das eleições municipais de são
Paulo em 2016. E retomo o título deste artigo.
Embora não me alinhe aos ideais
políticos do Prefeito de São Paulo, Sr. Fernando Haddad, ouso informa-los de que ele será
reeleito em 2016 ao cargo de máximo mandatário da cidade. Quem sabe, com isso, construirá uma
alternativa de poder dentro do próprio partido que representa para o Estado e o país. Vamos aos
números e fatos.
Fiz, recentemente com meus alunos de graduação e de lato sensu do
Mackenzie, algumas enquetes eleitorais. Cerca de 600 pessoas foram ouvidos, em um universo onde prepondera o
público jovem, entre 16/25 anos, que percorrem as redes de relacionamentos sociais dos meus jovens
pesquisadores.
Neste universo, a maioria não lê jornais, não ouve programas de
rádio e vê muito pouco televisão. É a geração Y, ligada o tempo todo na
internet. Surge, então, o quarto elemento decisivo para a plataforma comunicacional do marketing
político: a internet. Esta com suas variáveis, smartphones, tablets, facebook, twitter, Instagram,
Snapchat e etc. Quem ganha, é a provável reeleição do prefeito Haddad.
Desse
modo, consegui perceber uma tendência eleitoral desta corrente de jovens eleitores favoráveis à
reeleição do atual prefeito, por três símbolos sugeridos no título deste artigo:
uma palavra (ciclovia) e dois números 50 (quilômetros de velocidade máxima nas marginais) e 500
(quilômetros de novos corredores de ônibus).
Se lembrarmos que a história recente do
país foi construída também sobre slogans, como fazer o Brasil avançar "50 anos em 5"
(Juscelino); " Brasil ame-o ou deixe-o" (ciclo militar) ou "Fome Zero", mais recentemente, teremos as palavras de
ordem do Prefeito de São Paulo fazendo eco. Conseguir adeptos e votos em uma geração tida como
apartidária e descompromissada, mas que representa 20% do eleitorado paulistano, o que equivale a 1.800.000
votos aproximadamente, é algo significativo. Apesar da não unanimidade nestes números, cá
entre nós, representam uma força considerável.
Cada pesquisa visualiza um
determinado momento das percepções da sociedade sobre um tema. Mesmo desgastado (político e
partido) o Prefeito, a meu juízo, vai construindo suas alianças eleitorais internas com
competência e deve sair vencedor, já que o símbolo maior da sua proposta de governo está
codificado e compreendido pela sociedade como um todo: "menos carros, mais ônibus/bicicletas = menos acidentes
e mais saúde". Certamente os poucos beneficiários das ciclovias devem estar entusiasmados contra as
críticas dos taxistas e dos usuários individuais de automóveis, entre outros segmentos que se
opõem a estas práticas. Os usuários de ônibus festejam uma ou duas horas diárias
ganhas com transporte público mais rápido e eficiente.
Haddad deixa seu exército
"Brancaleone" ao passo que se inicia o firmamento do ideal de políticas públicas importante para o
século XXI, também ouvido por interlocutores com ideias similares. Ele passa a ser reconhecido por sua
ousadia.
São Paulo, das tantas São Paulos que compõem uma vasta metrópole com
milhões de pessoas, começa a se mexer rumo às eleições municipais de 2016. Sem
propostas contundentes e claras, seus adversários tateiam em discursos do século XX, em que o passado
construtivista e a religião engajada tinham voz. Haddad já está no XXI. Sem ter bola de cristal,
mas atento ao que acontece no mundo digital, lanço minha "profecia' ao debate público.
*Adolpho Queiroz é professor do curso de Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
pós doutor em comunicação; presidente de honra da POLITICOM, Sociedade Brasileira de
Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político. O professor está
disponível para comentar o assunto.
Dois números, uma palavra e um prognóstico
Por *Adolpho Queiroz
08/02/2016
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