Santa Bárbara comemora aniversário de 206 anos nesta quarta-feira

Por Redação 04/12/2024 às 08:03

Santa Bárbara celebra hoje 206 anos de fundação

Hoje (4), Santa Bárbara d’Oeste festeja seus 206 anos de fundação. Fundada por Dona Margarida da Graça Martins, a cidade é, atualmente, uma das mais importantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para celebrar a data, hoje é feriado municipal com celebração de missas solenes e procissão, abertura do Natal das Árvores com Cantata de Natal na Praça Central e Caravana de Natal da Coca-Cola a partir das 21h percorrendo algumas ruas e avenidas.

Tudo começou com a abertura de uma estrada de rodagem em 1810, ligando a freguesia de Santo Antônio de Piracicaba à Vila de São Carlos de Campinas. Nessa época descobriu-se uma região muito boa para o cultivo de cana de açúcar e banhada por muitas águas. As terras   foram demarcadas e as sesmarias, como eram conhecidas, foram vendidas. Dona Margarida da Graça Martins adquiriu uma sesmaria de duas léguas quadradas e fundou uma fazenda com engenho de açúcar e a seguir doou terras à cúria paulistana para que nela fosse levantada uma capela e se fundasse uma povoação sob a evocação de Santa Bárbara, Santa de sua devoção particular. A data oficial da fundação de Santa Bárbara d’Oeste é 4 de dezembro de 1818. 

PADROEIRA   

De acordo com narrativas da época, Bárbara era filha de um rico funcionário do Império, Dióscuro. Ela foi mantida pelo pai presa em uma torre para preservá-la do mundo. Ele lhe arrumou uma proposta de casamento, que Bárbara rejeitou. Ao voltar de uma viagem, Dióscuro foi comunicado pela filha que ela havia se convertido ao cristianismo. 

Por causa de sua conversão, ela foi levada ao prefeito da província, Martiniano, que a martirizou, mas suas feridas sempre apareciam curadas. Enraivecido por causa da fé de sua filha, Dióscuro pediu ao tribunal que ela fosse decapitada e que ele mesmo o fizesse. 

Após cortar a cabeça da filha, um raio atingiu Dióscuro, que morreu carbonizado. É por esta razão que Santa Bárbara é considerada padroeira dos bombeiros e é chamada como protetora contra raios, trovões e trovoadas. Um homem piedoso enterrou o corpo da santa e em sua sepultura muitos doentes foram curados e os que iam rezar recebiam consolo.