Brasil é derrotado pelo Paraguai nas Eliminatórias e perde invencibilidade sob o comando de Dorival

Por 10/09/2024 às 23:38

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Brasil sofreu sua primeira derrota sob o comando do técnico Dorival Júnior, nesta terça-feira, ao ser superado pelo Paraguai, por 1 a 0, em duelo válido pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Diego Gómez fez o único gol do jogo que aconteceu no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Em determinado momento do jogo, a torcida paraguaia entoou gritos de "olé" enquanto a equipe conseguia tocar a bola. Dorival assumiu a Seleção Brasileira no início deste ano e tem 10 jogos. São quatro vitórias, cinco empates e uma derrota. Com este resultado, o Brasil caiu para a quinta posição na tabela das Eliminatórias, com 10 pontos, oito de distância para a Argentina, que lidera. O Paraguai sobe para sétimo, com nove.

As seleções retornam a campo na próxima data Fifa, que será disputada na primeira quinzena de outubro. O próximo adversário do Brasil é o Chile, fora de casa, enquanto o Paraguai duela com o Equador, também como visitante.

O jogo


O Brasil teve quase que total domínio da posse de bola nos primeiros dez minutos, mas não conseguiu criar. Aos 12 minutos, os brasileiros tiveram o primeiro escanteio do jogo, tendo chance de se aproximar mais de uma oportunidade mais clara, mas nas duas oportunidades da bola parada, viu o adversário afastar.

Apesar do domínio inicial - mas sem chances -, o Brasil viu o Paraguai sair na frente aos 19 minutos, na primeira finalização do jogo. Os paraguaios trocaram passes no campo de ataque, Junior Alonso cruzou a bola na área, pelo alto, Gabriel Magalhães tentou afastar e mandou no pé de Diego Gómez, que ajeitou a bola e bateu da entrada da área. A bola bateu na trave esquerda de Alisson e estufou a rede.

E, por pouco o Brasil não empatou aos 24. Endrick avançou pela direita e fez boa virada de jogo para Vini Jr, que driblou a marcação dentro da área e tocou para trás para Guilherme Arana. O lateral bateu firme, mas Junior Alonso tirou em cima da linha. Aos 41 minutos, Paquetá driblou Velázquez dentro da área, tentou o cruzamento e carimbou a defesa do Paraguai. A bola voltou no camisa 8 e saiu pela linha de fundo.

O Brasil voltou para o segundo tempo com modificações: entraram João Pedro e Luiz Henrique nas vagas de Endrick e Bruno Guimarães. Na primeira chegada, João Pedro deu bom passe para Rodrygo, que recebeu no meio da marcação. O camisa 10, porém, pegou errado na bola e isolou. Pouco depois, o Paraguai respondeu com Isidro Pitta, que cabeceou com perigo, mas mandou para fora.

Aos oito minutos, Luiz Henrique avançou até o fundo pela direita e cruzou na área para João Pedro, que cabeceou por cima do gol de Gatito Fernández. Pouco depois, o atacante brasileiro fez nova boa jogada e cruzou na área. Arana cabeceou para o meio da área, a bola ficou viva no ataque, mas ninguém conseguiu concluir ao gol. Aos 13, o Paraguai saiu em contra-ataque com Enciso. Pitta recebeu na área e tocou para Diego Gómez, que finalizou, mas foi travado por Gabriel Magalhães.

Por volta dos 25 minutos, o Brasil teve uma boa oportunidade. O Paraguai afastou mal uma bola dentro da área, Rodrygo recuperou, invadiu a área e tocou para Vini Jr., que finalizou e viu Gatito fazer a defesa. Pouco depois, Vini avançou pela esquerda, puxou para o meio e bateu bem de fora da área e o goleiro paraguaio espalmou. Aos 30, Bobadilla levou perigo para Alisson em um cabeceio firme. Perto dos 40, Luiz Henrique cruzou rasteiro, a zaga desviou e Gatito defendeu. No último lance, Gerson isolou a bola.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 1 X 0 BRASIL


Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 10 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Andrés Nievas (URU)
VAR: Alberto Feres (URU)
Cartão vermelho: nenhum
Cartões amarelos: Bobadilla, Diego Gómez, Junior Alonso e Almirón (Paraguai); Paquetá e Vinícius Júnior (Brasil)

GOL
PARAGUAI: Diego Gómez (aos 19 minutos do 1°T)

PARAGUAI: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Alderete (Velázquez) e Junior Alonso; Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa) e Bobadilla; Almirón (Ceunca), Enciso (Riveros) e Isidro Pitta (Arce).
Técnico: Gustavo Alfaro

BRASIL: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Hernique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinícius Júnior.
Técnico: Dorival Júnior

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD
COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convenção Ordinária para escolha de candidatos e/ou coligação

O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Partido Social Democrático – PSD de Santa Bárbara d’Oeste-SP, convoca seus convencionais, nos termos do que dispõe os arts. 16, 20 e 34 do Estatuto do Partido, para participarem da Convenção Ordinária a ser realizada no dia 22 de julho de 2024, às 20:00 horas, no escritório político, situada na Rua Joaquim de Oliveira n. 890, Centro, em Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: escolher os candidatos a titular e/ou vice para prefeito e os candidatos para vereador; aprovar as coligações partidárias; analisar e aprovar os planos e proposições de atuação política ou de governo dos seus candidatos; demais assuntos referentes às eleições de 2024 e outros temas de interesse partidário. São convencionais: os membros da Comissão Provisória Municipal ou seus suplentes; e os Vereadores, Deputados Estaduais, os Deputados Federais e os Senadores domiciliados nesta jurisdição eleitoral.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, em 17 de julho de 2024.

_________________________
Paulo César D’Elboux
Presidente Municipal do PSD

O Presidente da Comissão Provisória Municipal do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT do município de Santa Bárbara d’Oeste-SP na forma de seus Estatutos e da legislação vigente, convoca os integrantes da Comissão Provisória Municipal, os Vereadores, os Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores do PDT com domicilio eleitoral no município , bem como, os presidentes de movimentos partidários legalmente organizados no município para a Convenção Municipal do PDT/Santa Bárbara d’Oeste, no dia 25/07/2024, com início às 19:00 horas e término previsível para as 22:00 horas, na Rua José Alves n.75, Vila Santana, desta cidade, para deliberação da seguinte, com funcionamento mínimo de três horas; (Art. 19, Parágrafo Único, do Estatuto Partidário), para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

1. Aprovação da Escolha dos candidatos do PDT/Santa Bárbara d’Oeste ao cargo de Vereador nas eleições proporcionais do próximo dia 06 de outubro;
2. Decidir sobre alianças e coligações municipais;
3. Assuntos gerais;
4. Encerramento da convenção.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, 17 de julho de 2024.

_________________________
Adolfo Basso
Presidente do PDT/Santa Bárbara d’Oeste

A Comissão Executiva do PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO – PRTB 28 – SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP, através de seu Presidente, nos termos da Lei e do Estatuto Partidário, CONVOCA os senhores convencionais, devidamente habilitados, para a Convenção a se realizar no dia 31 de julho de 2024, a partir das 19:00 horas, na Rua Joaquim de Oliveira n. 890 – Centro, para deliberarem acerca da ORDEM DO DIA:

A) Deliberação de ações e condutas da Comissão Provisória do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro de Santa Bárbara d’Oeste-SP no que compete às Eleições 2024, bem como definição de apoio e alianças;

B) Delegação de poderes à Comissão Executiva Municipal;

C) Outros assuntos com relação ao Pleito Eleitoral de 2024.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, 26 de julho de 2024.

_________________________
FELIPE DE PAULO MARCOLINO DA SILVA
Presidente Municipal