Vereador questiona Prefeitura sobre utilização de UTIs Móveis

Por Divulgação CM SBO 15/04/2021 às 17:16

De autoria do vereador Nilson Araújo Radialista (PSD), foi aprovado, na Câmara Municipal, o Requerimento 285/2021, por meio do qual o parlamentar pede informações a respeito do transporte nas UTIs Móveis de Santa Bárbara d’Oeste. Antes de apresentar os questionamentos, o parlamentar destacou que todos que dependem do serviço público de saúde têm o direito de ser satisfatoriamente atendidos, independentemente da doença a que estejam acometidos.

No pedido de informações, o vereador questiona se as UTIs Móveis do Município atendem a todos os pacientes ou apenas aqueles diagnosticados com Covid-19. Ele também pergunta se é verdade que apenas uma UTI Móvel está em funcionamento, enquanto a outra, a de número 175, estaria danificada desde janeiro.

Ainda no pedido de informações, o parlamentar questiona se todas as ambulâncias ficam estacionadas na garagem ou tem algum estacionamento específico nos prontos-socorros. Caso as ambulâncias fiquem paradas nessas unidades de atendimento, o vereador pergunta se existem vagas adequadas, com cobertura, para evitar que esses veículos sejam danificados.

“Apresentei esse requerimento depois de ser procurado por diversos munícipes, que questionaram o uso inadequado dos veículos de UTI MÓVEL e relataram que apenas um estava em operação”, afirmou Nilson Araújo, ressaltando o momento crítico vivenciado por Santa Bárbara d’Oeste em função da pandemia do novo coronavírus. “Com o surgimento de vagas em hospitais de referência da região, os pacientes em estado grave precisam ser transportados em UTIs Móveis. A falta desse tipo de veículo ou a demora no traslado pode prejudicar o atendimento desses cidadãos, assim como no socorro a casos de urgência e emergência”, explicou.


(Foto Divulgação CM SBO)