Vereador Ademir busca reativar convênio por aparelhos auditivos

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

O vereador Ademir José da Silva (PT), de Santa Bárbara d'Oeste, iniciou os entendimentos na tentativa de reativar o convênio firmado entre o município e o Centro de Reabilitação Auditiva de Cafelândia, quanto a cessão gratuita de aparelhos auditivos aos barbarenses que possuem a deficiência. O vínculo foi rompido por determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

Vereador Ademir da Silva espera reativar o 

convênio com Cafelândia (Foto: Reprodução/Câmara SBO)
Vereador Ademir da Silva espera reativar o convênio com Cafelândia (Foto: Reprodução/Câmara SBO)

Ademir explica os prejuízos para os barbarenses do rompimento do convênio. "Por determinação do Estado, o convênio foi cortado. O atendimento foi regionalizado, enviando todos os pacientes para a Unicamp - Universidade de Campinas, que está disponibilizando, por mês, uma média de dois aparelhos para as necessidades de Santa Bárbara. Nosso município, porém, tem mais de 600 pessoas que possuem essa deficiência e que estão aguardando na fila de espera", contou.

O vereador do PT fala das tratativas para tentativa de reativação do vínculo. "Nós conversamos com o Secretário de Governo aqui de Santa Bárbara e com o coordenador responsável pelo atendimento em Cafelândia sobre a possibilidade de reativação da parceria, e ela existe, porém, é necessário a aprovação da Secretaria Estadual e é isso que estamos tentando", afirmou.

Ademir da Silva conta as providências que podem ser tomadas em caso de resposta negativa do Estado. "Se não for possível buscar esse entendimento, a gente pensa até em entrar com uma ação judicial. Estamos informando nossa demanda, Cafelândia está disposta a continuar com o programa e através do juiz, caso necessário, esperamos conseguir uma liminar para que a Secretaria Estadual volte a aprovar o convênio, pois lá não há limite de dois por mês como acontece em Campinas e eles tem maior facilidade em atender nossas necessidades", garantiu.

O convênio para cessão gratuita de aparelhos auditivos entre os dois municípios foi encerrado no final do ano passado. A cidade de Cafelândia dista 320km de Santa Bárbara d'Oeste.