Vacinação de gestantes com comorbidades está suspensa temporariamente por orientação da Anvisa

Por Redação com informações da Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura 11/05/2021 às 11:13

O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar hoje (11) em todo o estado, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira (10). A informação é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara seguiu a orientação e o comunicado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Nota Técnica da Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. Segundo a Anvisa, a recomendação de suspensão deve-se ao resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas de Covid em uso no país e indica que a bula da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A agência ressalta ainda que a bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica para gestantes.

Já a vacinação para puérperas com comorbidades (mais de 18 anos) e pessoas com Deficiência Permanente – BPC (entre 55 e 59 anos), que também começa nesta terça-feira (11), ocorrerá normalmente, conforme informou a Prefeitura. Em Santa Bárbara d’Oeste, a imunização contra a Covid-19 segue também para Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos), pacientes em tratamento de hemodiálise (entre 18 e 59 anos), transplantados que utilizam imunossupressores (entre 18 e 59 anos) e profissionais de Saúde, além de pessoas com mais de 60 anos.

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste informou ainda que aguarda novas orientações técnicas do Governo do Estado de São Paulo, do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa. Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.


(Matéria atualizada para complementação de informações)


 (Foto: Divulgação Sec. de Estado da Saúde)