Urnas começam a ser preparadas para as eleições em Santa Bárbara

Por Redação 29/10/2020 às 20:00

A Justiça Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste inicia neste sábado (31), às 10h, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições municipais. Esse processo inicial compreende a oficialização do sistema e o início da geração de mídias, e dura em média três dias, conforme informou a chefe do Cartório Eleitoral, Arlene Grazzioli. A cerimônia de inseminação e lacração das urnas será realizada no dia 3 de novembro com a presença do juiz eleitoral, Marshal Rodrigues Gonçalves.

As mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna, para votação, para ativação de aplicativos de urna e para a gravação de resultado. O procedimento de preparação (carga), feito pelo Cartório Eleitoral, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. Cada seção eleitoral corresponde a uma urna eletrônica, explica o Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Após alimentar as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores do Cartório realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado. Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral.

Todo esse procedimento de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas eletrônicas, visa, de acordo com o TSE, garantir a transparência e segurança do processo eleitoral assim como o sigilo do voto.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva), estarão prontas para serem utilizadas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. Qualquer tentativa de ligar a urna antes será fracassada, pois, quando ligada, a máquina mostrará uma tela com mensagem informando para aguardar o dia e hora do início da votação.

O horário de votação nas eleições municipais deste ano será das 7h às 17h. Será reservado um horário preferencial de votação, das 7h às 10h, para o voto de pessoas acima de 60 anos, que integram grupos de risco para o novo coronavírus.


(Foto Arquivo SBNoticias)