Tufão Bolaven provoca retirada de 230 pessoas no Japão

30/11/-0001

Cerca de 230 pessoas foram evacuadas em 21 cidades e povoados do arquipélago de Okinawa (sudoeste do Japão) perante a chegada do tufão Bolaven, um dos mais fortes dos últimos 60 anos, informou neste domingo (26) a rede "NHK".

O Bolaven, que atravessará hoje as ilhas, se aproxima a uma velocidade de 15 km/h com ventos recorde superiores aos de 252 km/h, e espera-se que a pressão central no olho do tufão chegue aos 950 hectopascais.

A Agência japonesa de Meteorologia decretou o alerta máximo nas ilhas de Okinawa e no sudeste da ilha de Kyushu (sudoeste do país), ao se tratar de um tufão "muito forte" que pode provocar fortes ventos, chuvas torrenciais, tempestades e fortes marés.

Os evacuados foram levados hoje para diversos refúgios e albergues, enquanto no sábado (25) foi feita a transferência de idosos e famílias com crianças para um centro comunitário na capital de Okinawa, Naha, detalhou a "NHK".

Após sua passagem pelo Japão, espera-se que o Bolaven continue seu rumo em direção ao norte e atravesse, nos próximos três dias, a costa leste chinesa e a península coreana, segundo estimativas da Agência de Meteorologia japonesa.

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados