Trem descarrila e bloqueia acesso à Central do Brasil

Por Agência Brasil 31/12/1969 às 21:00

Um trem descarrilou quando chegava à estação São Cristóvão, na zona norte, às 5h15m de hoje (22), e bloqueou o acesso dos principais ramais à estação Central do Brasil. De acordo com a SuperVia, não houve feridos, mas o acidente comprometeu a rede no trecho entre a Mangueira e a Central.

Com o bloqueio, os ramais Saracuruna e Belford Roxo circulam apenas até a estação Triagem, e os de Japeri, Santa Cruz e Deodoro estão parando na estação Engenho de Dentro, a dez estações da Central.

A concessionária afirma que reforçou as equipes de atendimento e de segurança e que iniciou a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução de dinheiro aos clientes.

A universitária Yasmim Secron, de 24 anos, conta que pegou o trem na Estação Inhoaíba, às 7h20m, mas desistiu de seguir ao saber que não chegaria até a Central. "O trem encostou na plataforma normalmente e, só quando fechou as portas, depois de todos entrarem, o maquinista anunciou que pararia em Engenho de Dentro. Então, decidi descer em Campo Grande [duas estações depois] porque imaginei a confusão que estaria. Quando eu desci, a estação estava lotada!", conta ela, que tentou recorrer aos ônibus, mas encontrou grandes filas no bairro.

Equipes da SuperVia trabalham no local da ocorrência para reparar a infraestrutura da via. Em seu perfil no Twitter, a concessionária MetrôRio avisou que está operando com trens extras para atender à demanda gerada. Mesmo assim, a empresa teve que controlar o fluxo de entrada nas estações Pavuna e Triagem para evitar superlotação.

A prefeitura também usou a rede social para avisar por meio do Centro de Operações Rio que linhas de ônibus eram as mais adequadas para os passageiros que precisavam seguir de Engenho de Dentro e Triagem para o centro e a zona sul.