Suzano Ventures promove evento com o ecossistema de inovação focado em Bioeconomia

Por Redação 17/08/2022 às 20:30

Suzano Ventures e Cubo


Programação do Suzano Ventures Day 2022 contou com mesa-redonda sobre ESG e a chamada para a primeira missão voltada a startups e pesquisadores(as) em parceria com o SENAI

 

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lançou oficialmente a Suzano VenturesCorporate Venture Capital (CVC) da companhia que terá US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups. O evento aconteceu hoje e contou com a participação da diretoria executiva e outros(as) líderes da companhia, representantes do SENAI e das empresas White RabbitPositive Ventures, entre outros atores do ecossistema de inovação aberta.

O evento teve início com uma apresentação realizada pela Luciana Bazanella, Co-fundadora da White Rabbit, com o tema “Reimaginando a nossa visão de futuros”. A dinâmica abordou os desafios do cenário atual com foco na questão ambiental e os caminhos para a regeneração, além de sua importância para criarmos novas soluções.

Com o tema “O lugar da bioeconomia nos investimentos ESG”, a Suzano promoveu uma mesa-redonda para fomentar a discussão sobre investimentos em inovabilidade, a inovação a serviço da sustentabilidade, e o quão necessário é acelerar o surgimento e desenvolvimento de players focados no universo limpo, sustentável e renovável da bioeconomia. Na ocasião, houve participação especial da CEO da Positive Ventures, Andrea Kestenbaum, que falou sobre o ecossistema de empreendedorismo e inovação com impacto na visão de uma líder de Fundo de Venture Capital voltado a negócios desse universo.

Na sequência, Marcela Porto, Diretora de Comunicação e Marca da Suzano, mediou o debate que teve como convidados Felipe Novaes, Co-fundador e Diretor Executivo da The Bakery, Guy Perelmuter, fundador e CEO da GRIDS Capital, e Cristina Gil, Diretora Executiva de Sustentabilidade e Comunicação da Suzano.

O lançamento oficial da Suzano Venturesinstrumento de inovação aberta da companhia com o propósito de acelerar e construir a Suzano do futuro, foi realizado em seguida por Julio Ramundo, Diretor de Negócios de Carbono e Corporate Venture da companhia. De acordo com o executivo, “o lançamento da Suzano Ventures fortalece o papel de liderança inovadora que a Suzano quer imprimir na Bioeconomia de base florestal. Queremos nos posicionar como parceiro preferencial de startups de todo o mundo no desenvolvimento de tecnologias e produtos para uma economia renovável e de baixo carbono”.

 

Desafio Suzano & SENAI

O evento também foi marcado pelo lançamento da primeira missão conjunta da Suzano em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), intitulada “(Bio)soluções: o futuro a partir da árvore”. A iniciativa, apresentada pelo Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson de Oliveira Gomes, é uma chamada para mapeamento de stakeholders, tecnologias e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Produtividade Agroflorestal, Carbono, Biomassa de Eucalipto e Packaging.


A chamada está vinculada à Plataforma Inovação para Indústria, no âmbito da categoria de Missão Industrial, e será coordenada pelo SENAI CIMATEC, que terá papel fundamental na curadoria técnica dos projetos e na estruturação do portfólio complementar para a Suzano. A participação da Suzano Ventures potencializa o alcance da chamada, pois inclui a possibilidade do apoio às startups via investimentos com equity.


A missão contará com três etapas principais: lançamento e desenvolvimento de alianças, avaliação preliminar e estruturação do portfólio de projetos, além da etapa de avaliação final e divulgação do resultado. As inscrições para a missão podem ser feitas até 17 de outubro por meio do link https://sway.office.com/ufRbEbn2L7pRtnmI?ref=Link.


“Precisamos estreitar mais esses laços entre empresas e SENAI e criar mecanismos que levem o Brasil ao protagonismo das soluções inovadoras que são criadas e podem ser utilizadas por outros países”, ressalta Gomes.


O venture capital da Suzano é uma iniciativa inédita no setor de papel e celulose no Brasil, voltada para estimular o desenvolvimento de soluções de bioeconomia e de soluções deeptech, com base em florestas plantadas. Mais informações estão disponíveis no site da Suzano Ventures: www.suzanoventures.com.

 

Sobre a Suzano

 

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br


A Plataforma de Inovação da Indústria

A Plataforma é uma iniciativa do Sistema Indústria para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. Criada em 2004 como Edital SENAI SESI de Inovação, a iniciativa já selecionou mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 917 milhões. As propostas escolhidas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de inovação e tecnologia do SENAI.