Senac/Americana oferece cursos para capacitar garçons

Por Divulgação/Senac 26/09/2011 às 11:46

O Senac Americana está com inscrições abertas para os cursos "A Arte de Bem Servir" e "Formação de Garçons e Garçonetes", com início em 3 de outubro e 7 de novembro, respectivamente. As aulas do primeiro título são destinadas a quem atua ou deseja ingressar na área de serviço de alimentos e bebidas em restaurantes, bares, hotéis, eventos e outros.

O participante aprenderá a identificar e usar diferentes utensílios, montagens de mesa, dobras de guardanapos e tipos de serviço para diversas ocasiões.

Entre os tópicos abordados estão postura e higiene no trabalho; elaboração de mesa de restaurante; modalidades de serviço de alimentos; de vinhos e outras bebidas; e eventos. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo.

Já a "Formação de Garçons e Garçonetes" prepara o aluno para atuar em restaurantes, bares, buffets e empresas. Durante as aulas aprende-se o perfil do profissional; organograma funcional; regras de higiene e apresentação pessoal; postura e ética profissional; relacionamento interpessoal; cortesia ao servir e qualidade no atendimento; identificação do material de restaurante; preparação do local para o atendimento ao cliente; tipos de serviços; serviços de bebidas e vinhos; e noções básicas de bar. Para se inscrever, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental.

Segundo Sueli Miwa, gerente do Senac Americana, trata-se de uma grande oportunidade para profissionais da região se especializarem. A expectativa da unidade é suprir a demanda do crescimento regional e também da vinda de grandes eventos para o Brasil, como a Copa do Mundo. "Há uma grande necessidade de atender bem todos os clientes e, para isso, é fundamental capacitar garçons e outros funcionários que trabalham diretamente com o público", explica.

Bolsas de Estudo

Cursos como esse estão contemplados pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo para atender pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos federais per capita, entre outros requisitos. Mais informações podem ser obtidas em uma unidade Senac ou no endereço www.sp.senac.br/bolsasdeestudo.

 

Senac Americana:
Endereço: Rua Doutor Angelino Sanches, nº 800, Vila Gallo
Informações e inscrições: no site www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350