Sem profissionais de saúde, Campinas adia reabertura do comércio para 8 de junho

Por REDAÇÃO 30/05/2020 às 13:50

Campinas não terá mais reabertura gradual do comércio nesta segunda-feira (1). O prefeito da cidade, Jonas Donizette, suspendeu a retomada das atividades prevista para o início da semana.

Segundo o chefe do executivo, a decisão foi tomada devido à alta procura por atendimento de saúde por moradores de outras cidades da região. Além disso, o município está encontrando dificuldades para contratar profissionais de saúde de forma emergencial. “Em Campinas nós não vimos cenas que vimos em outras cidades do mundo, em relação à Covid-19. E no que depender de mim, isso não vai acontecer. O nosso problema não é de equipamentos, não é de respiradores e sim de profissionais de saúde. Nós estamos encontrando uma certa dificuldade em fazer essas contratações”, afirmou Jonas.

Com a decisão anunciada na manhã deste sábado, o processo de retomada das atividades econômicas ficará para a segunda-feira da semana seguinte (8). Um decreto será publicado no Diário Oficial com as regras estabelecidas pelo município para o processo de reabertura da economia. A Prefeitura vai intensificar a fiscalização  para que não haja desrespeito ao cumprimento da quarentena no município nos próximos dias.

NÚMEROS DA DOENÇA

De acordo com a Prefeitura, os casos de Covid-19 em Campinas passam de 1,5 mil. Ao todo, são confirmadas 1.570 pessoas infectadas pelo vírus. Quatro novas mortes foram notificadas nas últimas 24h. O número de óbitos provocados pela doença chega a 73.

As mortes são de dois homens, com idade de 90 e 74 anos e que morreram nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente, em hospitais públicos da cidade. As outras duas vítimas eram mulheres, uma com 86 anos e que morreu em 26 de maio em hospital público e outra de 87 anos que faleceu  ontem, em hospital privado. Os casos investigados subiram de 357 para 380. Segundo a Secretaria de Saúde, 147 pacientes seguem internados na rede pública e 245 estão em isolamento domiciliar.


Foto: WWF Brasil