Santa Bárbara tem epidemia de dengue, diz coordenador do CCZ

30/11/-0001

Santa Bárbara d'Oeste encerra o primeiro trimestre de 2014 com 780 casos positivos de dengue, número que na visão do coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas, se caracteriza como uma epidemia de dengue. Ações para coibir o surgimento de novos registros são realizadas, como o fumacê e o mutirão de limpeza.

"É uma epidemia de dengue sem dúvida, mas é bom lembrar que a doença dura sete dias e não que a gente tem 780 pessoas com dengue no momento. Além da pulverização pesada, estamos visitando postos estratégicos, locais com mais probabilidade, um trabalho em imóveis específico, como na rodoviária e escolas", afirmou Visockas.

No total, são 14 casos importados e o restante, 766 contraídos no município. "Trabalhamos aos sábados e domingos e existe uma determinação do prefeito Denis Andia (PV) para que todas as Secretarias ajudem e está acontecendo. Toda a Prefeitura está preocupada e ajudando para que não piore ainda mais", afirmou.

Entre as ações realizadas, o mutirão de limpeza nos Jardins Europa 2, 3 e 4 aconteceu sábado (29), com o objetivo de diminuir a quantidade de criadouros efetivos (com larvas) e potenciais do mosquito. A medida teve como proposta diminuir sensivelmente a população do mosquito de forma a diminuir a probabilidade de transmissão do vírus no bairro.

Realizada com caminhões que percorrem as ruas do bairro retirando qualquer tipo de objetos inservíveis, como baldes, pneus, garrafas, lona, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral, ela acontece novamente sábado (05), no Jardim Europa.

"Decidimos dividir o Jardim Europa em duas regiões, parte de baixo e de cima. No sábado foram 17 toneladas de materiais retirados e 30 pessoas empenhadas no trabalho. Junto aos criadouros as pessoas colocam sofás, guarda-roupas e madeiras e retiramos, mas nosso foto é o criadouro", explicou o coordenador.

Na última semana também, as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com apoio da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, iniciaram o segundo ciclo do procedimento em vias do Jardim Europa e Vila Sartori.

 

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados