Notícias


Justiça Eleitoral

13/02/2020 às 20:34:00

SB biometrizou 80% dos eleitores até janeiro


Desde o dia 7 de janeiro deste ano a Justiça Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste retomou a biometria obrigatória para regularizar a situação dos cidadãos que não compareceram no Cartório até o prazo final dado pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral que foi 19 de dezembro de 2019.

Dos 143.618 eleitores considerados aptos a votar em Santa Bárbara, 80% (114.517) já estão biometrizados. Só em janeiro o Cartório registrou um total de 2.855 atendimentos, sendo 2.239 para biometria, e o restante para alistamentos e transferências.

O prazo para regularização vai até o dia 6 de maio. Porém, mais de 20 mil eleitores podem ainda continuar com o título cancelado e não poderão votar nas eleições deste ano. A média de atendimento no Cartório tem sido de 150 eleitores por dia, conforme informou a chefe do Cartório, Arlene Grazzioli.  

A convocação da Justiça Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste para a biometria obrigatória começou em fevereiro do ano passado. Até o final do prazo (19 de dezembro), 70% dos eleitores considerados aptos compareceram para o cadastramento biométrico e mais de 30 mil tiveram o título eleitoral cancelado, necessitando procurar o Cartório Eleitoral para regularização. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

De acordo com o TRE,  após o dia 6 de maio, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O dia 6 de maio também é o prazo final para alistamento eleitoral e transferências.

O Cartório Eleitoral de Santa Bárbara fica na rua Tupis, 1146, Jardim São Francisco e atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. 



COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).