No ano em que comemora 80 anos de atuação, o Rotary Club Santa Bárbara realiza nos dias 2 e 3 de outubro (quarta e quinta-feira), a partir das 13h30, o projeto “Felicidade na Longevidade”, em alusão do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro).
De acordo com Rosani Novaes, presidente desse clube de serviços, que participou do Jornal da Brasil (Brasil FM 81,9 e AM 690) na manhã desta terça-feira (01), as atividades serão realizadas na sede do Rotary com os grupos da terceira idade do município. “Faremos uma palestra com objetivo de levar nossa concepção para os idosos, mostrando principalmente a felicidade na longevidade”, destacou.
Segundo ela, o idoso requer alguns cuidados e a realização desses eventos promove a integração, acolhimento e a felicidade para os participantes. O Rotary Club Santa Bárbara fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 356, no bairro Santa Terezinha. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 99857-8286 (Rosani Novaes).
Origem do Dia do Idoso
No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.,
Desde então, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.