Reciclagem: Franquia Juntos Somos Fortes recebe comitiva de MG para conhecer trabalho da cooperativa

Por REDAÇÃO 23/07/2021 às 19:30

Juntos Somos Fortes - Imagem divulgação


Nesta quinta feira (22), a Franquia Social Juntos Somos Fortes localizada no Parque da Industria II, em Santa Bárbara d’Oeste, recebeu a visita de benchmark da comitiva do território do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável CIDAS de Ouro Fino, MG, representado pelo superintendente Nelson J. Antônio.

Entre os visitantes estiveram presentes do município de Ouro Fino, o prefeito Henrique Rossi Wolf , Carlos Antônio Magalhães Chefe de Gabinete, e o vereador Paulo Henrique Chiste. Também estiveram presentes do município de Borda da Mata, o prefeito Afonso Raimundo de Souza e a secretária de Obras Rita de Cássia Carvalho.

O ViraSer, startup que lidera o modelo inovador de Centrais de Triagem como Franquias Sociais e representada por suas diretoras executivas, Juliana Navea e Maíra Pereira, esteve presente com o intuito de demonstrar a viabilidade de replicar nos municípios do território do CIDAS. Atualmente a Cooperativa ACAMARE em Ouro Fino já faz parte do Programa ViraSer no modelo de acelerada e sua diretoria também participou da comitiva representada por Edeval Cardoso e Luciano Lopes Santos.

A metodologia ViraSer acelera o desenvolvimento das cooperativas e associações de reciclagem, transformando-as em empreendimentos de impacto com a introdução de processos produtivos organizados visando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei 12.305/2010) e promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios em que é implantado.

Por meio desse método, os apoios e parcerias são essenciais para que toda esta engrenagem funcione.

A presença da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste como parceira do ViraSer e da JSF representada neste dia, pelo secretário de Meio Ambiente Cléber Canteiro e pelos vereadores Kifu, Bachin Junior e assessora Tais Tasseli demonstra o quanto o município está engajado e se projetando para ser mais uma cidade destaque em sustentabilidade do Estado de São Paulo.

Outra importante parceria da JSF para alavancagem do negócio é o Rotary Club representados por Ricardo Cervone, Valdemar Sachetto e Pamela Minholi e que vem apoiando a Franquia Social JSF para a inclusão dos catadores autônomos do município.


Visitantes conhecem a cooperativa barbarense