Provas do Enem começam hoje para 5,7 milhões de candidatos

30/11/-0001

Hoje (3) pelo menos 5,7 milhões de pessoas acordaram com um objetivo em mente: conseguir o melhor resultado no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para as 13h (horário de Brasília). Ao todo, a avaliação será aplicada em 1,6 mil municípios brasileiros. A maratona de provas segue amanhã (4).

O ideal é que os participantes confirmem os locais de prova e cheguem pelo menos uma hora antes do horário marcado. É preciso levar um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta, produzida em material transparente. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

A prova de hoje inclui 90 questões objetivas divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã (4), serão aplicadas mais 90 questões objetivas das provas de linguagens e códigos e matemática, além da prova de redação que representa 50% da nota total do exame.

Apesar da expectativa dos candidatos, a ansiedade e o nervosismo não são sentimentos comuns a todos os participantes. No universo que inclui milhares de estudantes que concluíram o ensino médio ou que vão concluir o 3º ano até dezembro, muitos falam, em tom de tranquilidade, sobre as provas. A serenidade desse grupo é típica dos jovens que já realizaram outros tipos de exame para ingresso em universidades, como o vestibular ou, até mesmo, edições anteriores do Enem.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 7 de novembro e podem ser consultados no site do Inep (Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira). Os participantes podem acessar os resultados individuais inserindo, em campos específicos, o número de inscrição e a senha ou o CPF e a senha.

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados