Notícias


POLÍTICA

22/05/2020 às 17:00:00

Parlamento da RMC debate ações de enfrentamento ao coronavírus e criação de Observatório Metropolitano


O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, vereador Felipe Sanches (PDT), participou, na manhã de hoje (22), de reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada por videoconferência, em ambiente virtual, a partir da Câmara Municipal de Campinas.

A pauta principal desse encontro foram ações conjuntas de enfrentamento ao novo coronavírus.  Presidentes do Legislativo de 11 cidades da RMC expuseram medidas administrativas, legislativas e de articulação política que foram realizadas desde o início do avanço da doença.  Felipe Sanches, que ocupa o cargo de 2º vice-presidente do parlamento, falou sobre a necessidade de planejamento e elaboração de um protocolo indicando como será realizada uma futura flexibilização das restrições impostas pelo isolamento social, assim como a retomada da rotina de trabalho presencial nas casas de lei.   Na sua avaliação, "o Estado não deveria ser olhado como um todo, mas, sim, respeitando as especificidades de cada cidade ou, pelo menos, região. Afinal, cada município vive uma realidade diferente e a flexibilização do isolamento me parece possível em alguns casos", afirmou Sanches. 
 
Entre as ações conjuntas discutidas nesta manhã, está o envio de um pedido ao governo do Estado, sugerindo que as políticas de enfrentamento possam levar em conta as particularidades de cada cidade. Também foi debatida a possibilidade de criação de um Observatório Metropolitano, com estatísticas atualizadas das 21 cidades da RMC e, ao final da reunião, o grupo sinalizou para a realização de encontros periódicos, a cada dez dias, para avaliar a evolução das políticas públicas voltadas à prevenção do Covid-19. 

O presidente do Parlamento RMC e da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, presidiu a sessão, recepcionado pelo presidente da Câmara de Campinas, Marcos Bernardelli.  Ele avaliou o encontro como muito produtivo. "Pudemos perceber as demandas específicas de cidades com realidades tão diferentes, mas que, cada uma a seu modo, vêm enfrentando esta doença de maneira madura e colaborativa”, avaliou Hélio Ribeiro.  
 
Também participaram da reunião de hoje os presidentes: Élcio Amâncio (Cosmópolis), Hélio Ribeiro (Indaiatuba), Ailton Fumachi (Itatiba), Walter Camargo (Jaguariúna),  Luís Carlos de Lima (Morungaba), Ednei Silva (Santo Antonio de Posse), Willian Souza (Sumaré), Dalva Berto (Valinhos) e Eduardo Gelmi (Vinhedo), bem como o vice-presidente do Legislativo de Hortolândia, John Lenon.

(Foto Divulgação CMSBO)
COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).