Operação estiagem começa em Santa Bárbara

30/11/-0001

A Operação Estiagem 2015 teve inicio em Santa Bárbara d'Oeste neste mês. O decreto foi publicado no sábado (09), no Diário Oficial, compreendendo o período de 1º de maio a 30 de setembro.

Entre os itens do decreto, a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), por meio da Defesa Civil, é responsável pela coordenação do plano de Contingência de Defesa Civil para Operação Estiagem no Município, tendo em vista a baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura e a estiagem, que ocorrerem neste período.

Além disso, o coordenador da Defesa Civil, através do Plano de Contingência de Defesa Civil, avaliará a situação e mediante análise das previsões meteorológicas e dos índices de URA (Umidade Relativa do Ar) fornecidos pelos órgãos meteorológicos estabelecerá metas para monitoramento.

O estado de observação acompanhará 30% dos índices da URA; estado de atenção, URA entre 30% e 20%, emissão de alerta e vistoria de campo; estado de alerta, entre 20% e 12%, emissão de alerta e vistoria de campo e estado de emergência, URA menor que 12%, emissão de alerta e acionamento do plano de chamada.

Também ficou adotado como padrão, 13ºC para definir o alerta em função da queda brusca de temperatura. No período, a Defesa Civil permanecerá de plantão 24 horas, podendo seu coordenador requisitar temporariamente servidores de órgãos ou autarquias municipais necessários à prestação de serviços eventuais nas ações de Defesa Civil.

 

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados