Notícias


MUDANÇA

01/08/2011 às 09:43:00

Nova Zona Azul começa hoje em Santa Bárbara


O novo serviço de Zona Azul de Santa Bárbara d´Oeste iniciou na manhã desta quinta-feira (01). O objetivo é garantir a rotatividade das vagas de estacionamento no centro da cidade para fomentar o comércio. No total, são 25 monitores, que atuam em 50 vagas cada. O sistema, implantado pelo Grupo Criar, permite que a pessoa adquiria o direito de utilizar o espaço de três maneiras.

Adquirindo um cartão "raspadinha", o cidadão indicará o mês, dia, hora, minuto - raspando no local conveniente - e preencherá a placa do veículo estacionado; utilizando um sistema eletrônico de créditos, similar ao dos telefones celulares pré-pagos, o cidadão carrega seu telefone fixo ou celular e faz o estacionamento do seu veículo, por meio de uma ligação local (3113-0000) ao suporte ou por um aplicativo instalado no aparelho celular.

A terceira maneira é adquirir o ticket eletrônico de estacionamento com monitores que estarão na área onde a cidade conta com estacionamento rotativo. Os monitores estão equipados com um tablet e pequenas impressoras bluetooth que emitirão o ticket de estacionamento na hora.

O estacionamento rotativo funciona de segunda-feira a sexta-feira no horário compreendido das 9 horas às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. A tarifa por uma hora é de R$ 1,00 (um real) e por duas horas, tempo máximo de permanência, R$ 2,00 (dois reais).

Os agentes de Trânsito da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) serão responsáveis pela fiscalização da Zona Azul e pela emissão do auto de infração como, por exemplo, nos casos em que não for constatado o estacionamento regular (com o uso dos cartões ou tickets eletrônicos) ou naqueles em que o veículo exceder o tempo máximo de permanência de duas horas.

Além da fiscalização relacionada ao uso da Zona Azul, a Guarda Civil Municipal também irá fiscalizar o trânsito de veículos pesados e estacionamento para carga e descarga, ações regulamentadas pelo Decreto nº 5099.
A população poderá obter informações sobre o Sistema e-ZAZ por meio do telefone (19) 3113-0000 ou pelo site http://www.e-zaz.com.br.

 

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).