Negociação da campanha salarial 2015 prossegue para bancários e comerciários

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Os sindicatos dos Bancários e dos Comerciários de Santa Bárbara d'Oeste continuam o processo de negociações referente à campanha salarial de 2015, cuja data-base foi 1º de setembro. Os representantes dos funcionários das agências bancárias solicitam 16% de aumento junto à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), enquanto os trabalhadores do comércio pleiteiam 12.5% de reajuste para acordo com as entidades patronais.

De acordo com a diretora da sub-sede de Santa Bárbara do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Sílvia Helena Scarazzatti, apesar de a negociação já estar aberta, o reajuste começará a ser debatido em encontro desta quarta-feira. "As negociações que ocorreram na semana passada foi mais a respeito de assuntos como manutenção de emprego e Saúde no trabalho. Nesta quarta-feira, dia 16, teremos uma reunião em âmbito nacional, em São Paulo, na Fenaban, para apresentar nossa proposta de reajuste, que gira em torno de 16%. Antes da assembléia para apresentarmos aos bancários a contra proposta uma nova rodada de negociações deve ocorrer. Acredito que nesse ano teremos menos problemas para um acordo, até pela crise que vivemos, que é bom ressaltar, pouco afeta os banqueiros, então, devemos ter uma decisão até o final do mês e não está descartada a possibilidade de greve", comentou.

Já o presidente do Sindicato dos Comerciários do município, Delton Adriano Denadai, garante que a negociação da entidade com os patronais está bastante complicada. "Nós preferimos esse ano mexer pouco nas cláusulas sociais para dar maior ênfase aos valores, porque logo na primeira rodada de negociações já vieram com um não. Queremos a reposição da inflação durante o período, algo em torno de 10%, mais 2,5% de aumento real, mas os patrões já apresentaram uma contra proposta de 80% desse índice de inflação e ainda parcelado em duas vezes e, nessas condições, o comerciário não vai aceitar e o sindicato muito menos", analisou.

Atualmente, Santa Bárbara d'Oeste conta com 15 agências bancárias, divididas pela área central, Zona Leste e Tivoli Shopping, empregando, aproximadamente, 270 funcionários. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba representa, além da cidade-sede e do município barbarense, as cidades de Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Cerquilho, Saltinho, São Pedro, Maristela, Rio das Pedras, Capivari, Rafard, Mombuca, Tietê, Laranjal Paulista, Jumirim, Pereira, Conchas, Porangaba, Charqueada, Anhembi, Bofete e Pardinho.

Já o Sindicato dos Comerciários de Santa Bárbara d'Oeste e Região atende, além da cidade-sede, os municípios de Cerquilho, Elias Fausto, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Rafard e Tietê, totalizando 12 mil trabalhadores da área.