Mutirão de Combate ao Aedes aegypti mobilizou mais de 80 profissionais em SB

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Dezenas de pessoas visitaram as tendas para saber mais sobre o mosquito transmissor da dengue e outras doenças (Fotos Graça Camargo/SBNoticias)

Por causa da chuva que caiu na manhã deste sábado (30) em Santa Bárbara d´Oeste o Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti começou um pouco mais tarde, mas não foi prejudicado. Ao contrário, o resultado foi satisfatório conforme ressaltou o biólogo Alexandre Visockas, o Xura, diretor de Políticas de Saúde do município.

Mais de 80 profissionais dos setores de Saúde da Prefeitura, com a parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Meio Ambiente, agentes de controle de endemias do município e de empresas contratadas, foram mobilizados em atividades na praça Coronel Luiz Alves e nos imóveis da área central , incluindo o comércio. "Foi muito bacana. Fizemos todas as ações planejadas, distribuímos mais de 2 mil panfletos com informações na praça e no arrastão realizado nos imóveis", afirmou o biólogo. As visitas abrangeram todos os imóveis da região central, terrenos baldios, casas fechadas. "Nessa visita levamos orientação à população e pedimos a co- responsabilidade para ajudar a combater o mosquito", acrescentou Xura.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas há mais de 20 anos no município e tem sido um trabalho constante. A grande maioria da população já conhece os riscos que o mosquito Aedes oferece, mas a colaboração freqüente é fundamental, conforme reforça o biólogo Alexandre Visockas. "Trabalhamos com a educação e informação desde 1995. Hoje a grande maioria da população conhece os riscos, os criadouros, sabe o que tem que fazer, mas é preciso que a gente saia da zona de conforto e reserve uns quinze minutos por semana para fazer uma faxina dentro de casa, tirar a água parada, verificar calhas, caixas d´àgua, cantinhos onde pode ter coisa que acumula água, vasilha do cachorro, das aves, toda água parada. Minha casa eu conheço melhor que o agente por isso posso fazer essa ação de prevenção no meu espaço acabando com a água parada porque ai não tem dengue, nem zikavirus, febre amarela ou outras doenças ".

De acordo com o biólogo a tarefa não pode parar. " Temos que mudar nosso comportamento e fazer essas verificações todos os dias. Principalmente por causa do zikavirus que nos preocupa muito", completou.

O 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti foi organizado pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, parceiros e voluntários. A Prefeitura aderiu ao projeto em parceria com a EPTV Campinas.

DOIS CASOS REGISTRADOS ESTE MÊS
Neste mês de janeiro a Secretaria de Saúde registrou dois casos de dengue no município. São casos importados, segundo o biólogo Alexandre Visockas . "Temos dois casos positivos, que são importados. Os pacientes viajaram para Mato Grosso e para a região de Fernandópolis", explicou.

No ano passado as ações realizadas em Santa Bárbara d´Oeste resultaram na redução de 35% dos casos de dengue.

O biólogo Alexandre Visockas coordenou as ações. Equipes do Meio Ambiente orientaram sobre criadouros