Ipem-SP realiza operação De Olho no Rolo

Por Governo do Estado 18/09/2011 às 17:08

Nas próximas segunda e terça-feira, 19 e 20 de setembro, das 8h30 às 14h, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza a operação De Olho no Rolo para verificar se medidas do papel higiênico são as mesmas indicadas na embalagem.

Equipes de fiscalização examinarão 78 lotes de papel higiênico de uso doméstico e comercial, simultaneamente nos laboratórios de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.

Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar os exames. A imprensa também pode acompanhar o trabalho nos laboratórios da capital e do interior.

Empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem, que define multa de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. No ano passado, a mesma operação reprovou 10,72% dos lotes examinados em
dois dias de fiscalização.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização. Veja a lista de laboratórios do Ipem-SP que participam da "Operação de Olho no Rolo":