Início da primavera deve ser chuvoso em SB e região

Por Redação 21/09/2011 às 15:25

Nesta sexta-feira (23) começa oficialmente a primavera. Tida como uma estação transitória entre o clima frio e seco do inverno para o quente e chuvoso do verão, a primavera deve chegar com chuvas em SB e região, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), ligado à Unicamp. "Nesta quarta (21) já há maior nebulosidade e chuviscos esparsos na região. Na quinta (22) a nebulosidade deve manter-se inconstante, mas na sexta (23) deve haver a chegada de uma frente fria a SB e região", explica o pesquisador do Cepagri, Jurandir Zolo Júnior.

"Tivemos um inverno muito seco, com diversos períodos anormais, mas, pelo menos neste início, a primavera deve manter-se fiel a suas características transitórias. Normalmente, as temperaturas mínimas começam a aumentar gradativamente, passando da média de 15ºC no fim de setembro para os 20ºC na segunda quinzena de outubro", relata. É também na segunda metade de outubro que tem início o período chuvoso na região.

"De qualquer modo, é difícil fazer previsões precisas a longo prazo, então focalizamos nossos esforços nos dias mais próximos. De qualquer forma, a perspectiva é que haja chuva neste final de semana em SB e região", finaliza.

 

Foto: Caio de Freitas Paes
Foto: Caio de Freitas Paes