Heins faz pré-lançamento do Credenciamento do Parque Tecnológico

Por Divulgação 31/12/1969 às 21:00

O prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Mário Heins, fez nesta quinta-feira (10) o pré-lançamento do Projeto de Credenciamento do Parque Tecnológico de Santa Bárbara d'Oeste, em parceria com a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), em cerimônia no campus Santa Bárbara. Ele foi recepcionado pelo vice-reitor da universidade, Professor Dr. Gustavo Alvim.

O pré-lançamento integra a programação da 1ª Semana Tecnológica da FEAU (Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo)/UNIMEP, que se encerra nesta sexta-feira (11). A universidade é parceira da Prefeitura em diversos projetos e, nesta iniciativa, assumiu a elaboração do projeto de construção e de desenvolvimento arquitetônico do parque. A Prefeitura já declarou de utilidade pública a área de 330 mil metros quadrados para abrigar o parque e está prestes a obter a escritura pública do imóvel.

Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação, que oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). Em Santa Bárbara, o Parque Tecnológico será focado em três áreas: têxtil, metal-mecânica e energia e meio ambiente.

Heins destacou a importância social do empreendimento."É de extrema importância para o desenvolvimento social de nossa cidade ter um parque tecnológico porque ele traz, acima de tudo, a possibilidade de nossa cidade criar um nicho novo de oportunidades de trabalho já que o Parque Tecnológico servirá de fomento para atrair empresas que vão aproveitar os conhecimentos de nossos jovens".

O vice-reitor da UNIMEP, Prof. Dr. Gustavo Alvim, exultou a parceria com a Prefeitura. "A universidade está orgulhosa de participar de parcerias deste tipo pois é um ganho para o município. Nos dias de hoje fala-se muito em inovação e a implementação de um parque tecnológico é um local adequado que a gente estabelece para concretizar este anseio de inovação e criação", disse.

O anteprojeto urbanístico do Parque Tecnológico de Santa Bárbara d'Oeste, preparado pelos docentes da universidade, contempla áreas específicas para cada tipo de atividade a ser desenvolvida no local. Serão construídos centros industriais, educacionais, de convenções, empresarial, de incubadora, de laboratório multi-usuários e um conjunto administrativo com centro de alojamento, de convivência e administrativo.

Para o acesso fácil aos centros industriais, foram desenhados eixos de circulação que contemplam a logística a empresas de todos os portes, abrigadas em áreas de 2, 5, 10, 15 mil e 50 mil metros quadrados.

Além de Heins, participou do pré-lançamento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Christovão Silveira, e de Governo, Gilmar Margato, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do município, José Carlos Teixeira, e o diretor titular da CIESP e diretor de Relações Empresariais da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bosco, alunos e professores e alunos da universidade, incluindo o diretor da FEAU, Prof. Dr. Lorival Fante Júnior.