Guarda Mirim completa 43 anos de fundação nesta segunda-feira

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

A Guarda Mirim de Santa Bárbara d'Oeste completa, nesta segunda-feira, dia 21 de abril, 43 anos de sua fundação. A data será celebrada com uma confraternização, a ser realizada na próxima terça-feira (22), a partir das 15 horas, na sede da entidade, localizada à Avenida Sábato Ronsini, 55, na Vila Bética. O encontro contará com a presença de diretores do órgão, adolescentes e autoridades do município.

O presidente da Guarda Mirim barbarense, José Carlos dos Reis, traz os detalhes da comemoração desta terça. "Marcamos nossa confraternização para a próxima terça-feira, até porque é difícil encontrar todo mundo no feriado do dia 21, que é a data de aniversário da Guarda. Será uma cerimônia simples, que contará com a presença dos guardas mirins, funcionários, diretores e de algumas autoridades do município, para que a gente marque os 43 anos da entidade. Teremos alguns discursos e uma apresentação com um pouco da história do órgão até os dias de hoje", contou.

Reis fala sobre conquistas e dificuldades nessa trajetória de mais de quatro décadas." A entidade está sempre passando por transformações, em função das mudanças na legislação que rege o menor e o jovem. Em função da criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), tivemos que adaptar muita coisa. Deixamos o trabalho de oito horas e passamos para seis, focamos no jovem aprendiz e, depois, estagiário. Estamos, constantemente, nos adaptando as novas leis. Somos uma entidade que está, rigorosamente, de acordo com as formas das leis e, por isso, passamos por algumas dificuldades. Nesses 43 anos, podemos falar que já passamos por todas essas alterações e fazendo uma avaliação, de 0 a 10, podemos afirmar que temos uma nota nove. Posso garantir que a Guarda está em um estágio muito melhor do que há alguns anos", comentou.

O presidente ressalta a importância do trabalho realizado pela entidade junto à comunidade e traz a quantidade de atendimentos prestados atualmente. "É um trabalho de suma importância para o município porque, realmente, nós damos a oportunidade para esses jovens ingressarem no mercado de trabalho, através de um treinamento muito forte e uma relação muito forte com os pais e esse é, realmente, o caminho. Nosso atendimento é destinado a jovens entre 15 anos e meio e 18 anos, residentes em Santa Bárbara d'Oeste. Atualmente, estamos com aproximadamente 230 adolescentes, sendo 130 encaixados nas empresas e outros 100 na fase de treinamento do 1º semestre", relatou.

Para fechar, Reis comenta sobre projetos futuros para o órgão. "Nós estamos em fase de reformulação de nossa sede, com pintura geral e reformas no refeitório e cozinha, isso tudo com recursos próprios. Falando em futuro, eu tenho um sonho, que é a construção de uma sub- sede na divisa, para melhor atender os jovens que moram naquela região e eu creio que nós vamos realizar. Este ano, tivemos uma ajuda muito importante da Prefeitura, que nos concedeu um valor de subvenção e com isso conseguiremos manter a entidade até o fim de 2014. Temos também um projeto muito importante que foi passado ao poder público a respeito do vínculo familiar, que já temos realizado internamente e queremos estender ao município", disse.

Desde 1971, a Guarda Mirim vem contribuindo com o desenvolvimento de adolescentes, através do fortalecimento da convivência e do vínculo familiar, resultando na inserção, reinserção ou permanência desses jovens no sistema educacional, desenvolvendo potencialidades e a autonomia, trabalhando com questões atuais relacionadas à juventude para despertar o interesse pela vida pública e estimular a participação ativa na sociedade.