Notícias


GERAL

22/02/2021 às 11:08:00

Gincana dos Caminhoneiros segue até domingo em Santa Bárbara


Com atendimentos de saúde, orientações preventivas de doenças silenciosas, condutas frente à pandemia e teste de habilidade no volante, a Gincana dos Caminhoneiros teve início hoje (22), no Posto Graal sul km 125 da Rodovia dos Bandeirantes, em Santa Bárbara d’ Oeste. As etapas acontecem nesta segunda e terça-feira (22 e 23) e também nos dias 26 a 28 no Graal Norte km 125.

Caminhoneiros de Santa Bárbara d’ Oeste e de várias regiões o Brasil, de passagem pelo trecho, terão a oportunidade de participar das etapas da Gincana. No local estão montados os circuitos de saúde e são oferecidos momentos de ‘descompressão’ e cuidados pessoais, sem aglomeração e cumprindo rigorosos protocolos sanitários frente a Covid-19.



Na chegada o caminhoneiro tem sua temperatura aferida e recebe orientações do uso constante de máscaras, da importância da higienização das mãos e do distanciamento social, tem acesso ao circuito de saúde, onde, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura - são realizados atendimentos rápidos, incluindo testes de glicemia e checagem de pressão arterial, para detecção precoce de doenças silenciosas como diabetes e hipertensão, e recebem dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, outro mal que pode acometer aquele que passa horas sentado atrás do volante.

 

A coordenação da Gincana também oferece instruções sobre a importância de fazer a desinfecção da boleia, principalmente na maçaneta, no volante, painel, alavanca de câmbio e demais pontos expostos ao risco de contaminação pelo coronavírus, reforçando, assim, a proteção de todos os profissionais envolvidos na cadeia do transporte. Essas instruções são dadas na prática, quando um instrutor conduz o participante à pista montada na arena. O caminhoneiro tem ainda a oportunidade de testar sua destreza no volante, percorrendo um trajeto demarcado por cones, driblando-os para tentar terminar o percurso no menor tempo e sem derrubar nenhum obstáculo.

 

Os caminhoneiros que completarem o percurso no menor tempo em cada uma das etapas estarão classificados para a última semifinal da temporada, que acontecerá no dia 13 de março, no Posto 21, em Fazenda Rio Grande/PR, onde cinco caminhoneiros garantirão as vagas derradeiras para a disputar o caminhão zero km da linha IVECO Tector na grande final.

 

Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, deve apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Vale lembrar que, embora a etapa do Posto Graal Bandeirantes Norte tenha três dias de atendimentos e testes, os tempos no percurso serão computados apenas nos dias 27 e 28 de fevereiro.


(Fotos: Cláudio Mariano/SBNoticias)

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).