Fundação Romi conta com vagas abertas para três das oito oficinas promovidas pelo CEDOC

30/11/-0001

A Fundação Romi de Santa Bárbara d'Oeste segue com inscrições abertas para três das oito oficinas promovidas pelo CEDOC (Centro de Documentação Histórica) da instituição neste primeiro semestre. Ainda existem vagas para ‘Jogo Dramático: A História da Fundadora', de segunda a sexta-feira, das 08h às 10h; a ‘Caça ao Tesouro', às sextas-feiras com duração de 30 minutos; e ‘A Evolução dos Meios de Transporte', realizada às terças-feiras, das 08h às 10h ou das 14h às 16h. Os interessados devem entrar em contato através do telefone (19) 3499-1558.

Em uma das oficinas, alunos viajam pela 

história dos meios de transporte no município (Foto: Site Fundação Romi)
Em uma das oficinas, alunos viajam pela história dos meios de transporte no município (Foto: Site Fundação Romi)

A coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza, aponta os objetivos dessas oficinas, que fazem parte do programa de Educação Patrimonial da instituição. "Esse projeto de Educação Patrimonial possibilita que os alunos do Ensino Fundamental I conheçam o CEDOC de uma forma mais significativa, através da realização de atividades, podendo ter contato com a história, utilizando meios de artes cênicas, narrativa oral, materiais didáticos que foram criados sob a temática da fundação da cidade e que eles tomem gosto por lugares como o Centro de Documentação, que preserva a história do município", ressaltou.

Sandra traz detalhes de cada uma das oficinas que ainda possuem vagas abertas. "O ‘Jogo Dramático' é uma oficina realizada pela Cia de Teatro Xekmat, onde os alunos vêm conhecer a história da fundadora de Santa Bárbara, através de uma representação teatral, voltada para estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I. A ‘Caça ao Tesouro' é uma atividade direcionada aos alunos do Jardim II, crianças de até cinco aninhos, e o objetivo é reconhecer esse local como um lugar que guarda a história. Em ‘A Evolução', os alunos do 1º ano do Fundamental I conhecem os meios de transporte de antigamente, que estão expostos aqui, que são um carro de boi, uma carroça, um trole, tratores e o Romi-Isetta, o primeiro carro de fabricação nacional, sendo que, durante essa visita há a participação de uma contadora de histórias que faz as intervenções e deixa o assunto mais atrativo", contou.

As demais oficinas promovidas pelo CEDOC, já com vagas esgotadas, são: ‘Pintar e Conhecer a História'; ‘Fazendo Arte com Molde'; ‘Navio de Imigrantes'; ‘Conhecendo a História dos Imigrantes' e ‘Pintura Rupestre'. O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 118, no Jardim Panambi.

 

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados