Familiares reclamam da falta de vigilância nos cemitérios de SB

Por Redação 29/11/2011 às 19:13

No início desta semana foi registrado um furto de peças de bronze e outros materiais de túmulos do Cemitério da Paz (Cabreúva), na avenida da Saudade, em SB. Os túmulos dos pais de Sheila Valverde foram alguns dos danificados e furtados, e ela questiona a vigilância nestes locais. "Nem todos podem visitar os túmulos de seus parentes, e falta vigilância porque, no momento de enterrarmos nossos entes queridos, tudo é cobrado: cada letra que você coloca na lápide, o enterro, o velório, e quais as garantias que o município te dá?", questiona.

Segundo Sheila, em conversa com funcionários do cemitério, foi informado que o problema é o período noturno. "Falta patrulhamento, porque durante o dia há funcionários no local e este tipo de furto é evitado. Mas de noite não há uma viatura que passe pelos cemitérios, um vigia que possa coibir qualquer ação. Para o ladrão tudo fica fácil, seja pelas grades frágeis ou por este novo muro que está sendo construído, que só vai facilitar a ação de ladrões", diz.

Valverde ainda ressalta que, após este tipo de acontecimento, a população deve cobrar providências da administração. "Esta é a hora, não adianta ficar esperando. Porque, veja, em algum feriado ou data importante algum tipo de furto é constatado, e niguém consegue resposta. Com este furto em diversos túmulos e lápides, este é o momento de cobrarmos, e de parentes checarem a situação dos túmulos de seus entes", avisa.

Vigilância Reforçada

Após as reclamações, o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Eliel Miranda, disse que vai intensificar o patrulhamento nos cemitérios da cidade. "Este é um problema crônico e que nos deixa preocupados, sim. Por conta disso, retomaremos a utilização de um vigia fixo no Cemitério Central, e um vigia móvel no Cemitério Cabreúva", explica.

Segundo o secretário, haverá intensificação também no patrulhamento da Guarda Civil nestes locais. "A orientação a partir de agora é que, durante os patrulhamentos noturnos, os guardas adentrem os cemitérios para checar a situação, e para coibir essas ações", finaliza.