Falta de energia: Mais de 18 mil frangos morrem em granja de SB

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A falta de energia elétrica provou prejuízos para uma família de avicultores ontem (14) no bairro rural Santo Antonio do Sapezeiro, em Santa Bárbara d'Oeste. Cerca de 18 mil frangos morreram de calor, o que representou 40% das aves que seriam abatidas amanhã (16) para venda.

"Ontem por volta das 15h acabou a energia, a gente ligou na CPFL e pedimos para que tomassem providências, mas não foi o que aconteceu. A energia voltou umas 22h horas e morreram cerca de 18 mil frangos. A gente ainda não tem como contabilizar os prejuízos", disse Eduarda Virgentim, que atua na granja.

O trabalho durante a manhã desta quarta-feira (15) se concentrou na retirada dos animais mortos de duas áreas de criação da granja, que tem capacidade para 25 mil frangos cada uma. "Eles estavam prontos para o abate e sairiam amanhã. Ainda estamos tentando o contato com a CPFL para sabermos sobre o ressarcimento, pois no período, os ventiladores ficaram desligados com a falta de energia e as aves morreram de calor", afirmou ainda Eduarda.

Segundo ela, o local possui seguro e a Prefeitura deverá enviar à tarde um maquinário para que as aves possam ser enterradas. A reportagem também entrou em contato com a CPFL Paulista e aguarda retorno.

Há dois anos, outro comerciante do bairro também perdeu praticamente toda sua produção, quando um vento forte atingiu o local. Procurada, a CPFL informou que  no bairro rural Santo Antônio do Sapezeiro, 157 clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido no dia 14/01, das 14h07 às 19h20.

Além disso, explicou sobre o ressarcimento. "A respeito de ressarcimento por danos em equipamentos elétricos causados por instabilidade no fornecimento de energia, a CPFL Paulista informa que analisará os pedidos realizados pelos consumidores, conforme determina a Resolução Normativa n. 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Capítulo XVI.

Para solicitar o ressarcimento, o consumidor deve entrar em contato com a CPFL Paulista através dos canais de relacionamento até 90 dias depois da ocorrência que teria danificado o aparelho. O consumidor deve fornecer uma breve descrição do caso com provável data e horário do ocorrido, informações sobre sua unidade consumidora, relato dos problemas apresentados e detalhes de marca e modelo do aparelho.

A empresa terá um prazo de 15 dias, a partir do registro do caso nos canais de relacionamento, para analisar individualmente as solicitações e dar uma resposta aos clientes. Neste período, a empresa verificará, em seus registros, se houve instabilidade na rede de distribuição no período informado. Caso seja encontrada ocorrência na rede de distribuição, a CPFL pode requerer que o cliente envie dois orçamentos sobre do equipamento danificado ou ainda solicitar um orçamento para reparo do dano ocorrido a uma empresa especializada.

A CPFL Paulista analisará os orçamentos e/ou laudos e, se o pedido for aceito, efetuará o ressarcimento (pagamento em moeda corrente ou concerto do equipamento em assistência técnica), em até 20 dias após a resposta fornecida ao consumidor. O ressarcimento ocorrerá somente quando a queima ou defeito em aparelhos elétricos estiver relacionado ao problema e/ou falhas na rede elétrica da CPFL Paulista".

 

Fotos: Carolina Penatti
Fotos: Carolina Penatti

 

 

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