Notícias


CULTURA

19/11/2020 às 20:00:00

Evento online de cinco dias celebra o Dia da Consciência Negra no município


Santa Bárbara d´Oeste celebra nesta sexta-feira (20) o Dia da Consciência Negra, feriado municipal conforme a Lei Municipal nº 3.833, de 2016. As ações que promovem o resgate e consciência da história e das raízes, respeito pelas diferenças e cultura de paz são realizadas durante todo o ano na cidade, referenciadas inclusive no calendário da Rede Municipal de Ensino com diversos projetos permanentes, de acordo com as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 e em atividades de cultura.

“O Dia 20 de novembro nos remete a importância do respeito a todos povos. Estamos em alinhamento com os ideais de Zumbi dos Palmares: equidade, igualdade, respeito”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Dentre as atividades que acontecem nas escolas municipais estão a sacola afro-indígena, que circula entre as unidades com leituras que desenvolvem a reflexão sobre as culturas dos povos, conteúdos desenvolvidos nas aulas de arte, encenações teatrais, poemas, redações, dentre outras ações. Tradicionalmente a Mostra Cultural reúne com as apresentações dos alunos com a temática em evento com centenas de pessoas.

Neste ano, por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), os conteúdos online trouxeram o tema em diversas disciplinas, seguindo a conscientização do respeito pelas diferenças. Semanalmente cerca de 50 novos vídeos são disponibilizados no site www.santabarbara.sp.gov.br/educacao específicos para cada série, disciplina e segmento, e também nas redes sociais e Whatsapp dos grupos escolares. A iniciativa reúne esforços de professores, gestores, convidados e equipe técnica da Secretaria de Educação para que os alunos mantenham uma rotina de aprendizagem.

Outra diretriz da Prefeitura é o investimento na formação constante dos educadores. Em outubro, cerca de 150 pessoas entre gestores e professores representantes de todas as unidades escolares participaram do curso “Educação Antirracista”.

Cultura

Pensando no Dia da Consciência Negra e com objetivo de preservar as matrizes africanas e sua cultura, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste trará pelo Tradição SP Online a “Mostra Cultural Sankofa” - evento que ocorre de modo oficial há dois anos na cidade, com edições em 2018 e 2019, e manifestações da Cultura Afro-brasileira.

O evento acontecerá em cinco dias, com apresentações de Capoeira, Dança Afro, Maracatu, Grupo Teatro da Quebrada e Sarau com o Grupo Versos da Resistência - todas on-line nas plataformas da Prefeitura.

Apenas 40 cidades do Estado foram contempladas com o Tradição SP. “É uma grande felicidade e uma vitória para nossa cidade sermos contemplados com os mais importantes programas de fomento, preservação e difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo, além da Virada e Circuito SP. O trabalho do prefeito Denis Andia vem atraindo os olhares do estado e tornando Santa Bárbara referência em cultura e gestão. Trabalharemos em parceria com a Associação de Capoeira Motta Cultura Afro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Apaa na realização das iniciativas, dando ainda mais visibilidade e oportunidade para os artistas barbarenses e focando na cultura negra”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).