"Estrutura policial da região está defasada em 20 anos", diz delegado-geral nesta segunda (19)

19/09/2011

Na manhã desta segunda (19), o Delegado-Geral da Polícia Civil do estado de São Paulo, Marcos Carneiro, esteve em Americana para debater com delegados, deputados e políticos a situação da segurança na região. Uma das principais reclamações dos municípios é a falta de contingente e poucas contratações.

"Esta reunião foi importante para sabermos ainda mais sobre os problemas enfrentados aqui. Não é ousado afirmar que a estrutura da polícia civil nesta região esteja defasada em pelo menos 20 anos, por conta do crescimento acelerado das cidades", afirma o delegado-geral.

Questionado sobre mais concursos para contratação de funcionários, o delegado declara que a solução mais viável a curto prazo é a readequação. "Temos que intensificar ações conjuntas da Polícia e Guarda Civil, colocar o efetivo em patrulha. Além disso, hoje enxergamos que uma das soluções mais eficazes é acabar com este boom de unidades menores, revemos reagrupar pessoal em menos distritos", diz.

De acordo com Carneiro, o governo estadual trabalha para realizar alterações nos concursos para contratação de policiais. "A ideia é que tornemos o processo seletivo mais simples e, ao mesmo tempo, mais rigoroso. Planejamos recolocação de policiais, de distritos que têm uma 'gordurinha para queimar', e que haja intensa reposição de policiais todo ano, pois há muitas aposentadorias em progresso", declara.

O delegado da Seccional de polícia de Americana, Paulo Fernando Fortunato, falou sobre como deve ser a contratação de novos policiais para a região. "O Delegado-Geral [Marcos Carneiro] está ciente de nossa demanda, e disse que há novas turmas prestes a concluírem a academia de polícia do estado de SP. No total, há por volta de 400 novos escrivãos e 600 novos investigadores, e parte deste efetivo deve ser remanejado para nossa região", diz.

Estiveram presentes na reunião também prefeitos e deputados, como Chico Sardelli, Vanderlei e Cauê Macris. "Devemos reforçar o pensamento sobre a segurança pública em nossa região, não podemos fazer uma 'colcha de retalhos', há de se melhorar os salários e investir em estrutura", finaliza Sardelli.

 

Foto: Paulo Crisp
Foto: Paulo Crisp

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados