Notícias


CULTURA

15/09/2021 às 13:26:00

Estação Cultural tem ‘Roda de Capoeira” neste domingo


(Foto: Divulgação F. Romi)

Neste domingo (19), a partir das 10h, tem Roda de Capoeira comandada pelo contramestre Motta, no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi. O evento faz parte da programação do espaço plural e multicultural desde 2013. A exibição ao público é resultado do que é aprendido nos encontros semanais do projeto Capoeira Socioeducativa com o contramestre Motta, oficineiro responsável.

As atividades desenvolvidas pela Capoeira Socioeducativa, que nessa edição é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fazem parte do trabalho que visa à redução da vulnerabilidade social através de oficina semanal com prática esportiva. Os participantes irão mostrar ao público movimentos e organizações típicos da Capoeira, como formação de roda, ginga e musicalidade.  “Trabalhamos e reforçamos sempre durante os encontros e eventos do projeto Capoeira Socioeducativa, que nossas atividades são para todas as idades. Então, aproveita o domingo e traga a família para uma experiência diferente e enriquecedora”, explica o contramestre Motta, responsável pela execução do projeto Capoeira Socioeducativa.

 A Roda de Capoeira tem o objetivo de resgatar elementos importantes dessa expressão cultural brasileira, que mistura arte marcial, esporte, cultura afro e música. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante as oficinas. “Através da realização da atividade, divulgamos a capoeira na cidade e região, interagindo com outros grupos para estimular e fortalecer a arte da capoeira”, explica a assistente cultural da Estação Cultural Natália Fernandes Rocha. “Além dos encontros semanais, realizamos ‘Rodas de Capoeira’ para que os participantes do projeto possam vivenciar e colocar em prática o que aprenderam durante o treinamento”, complementa.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, que mistura movimentos de artes marciais, dança e música. A modalidade se desenvolveu como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa. É um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em outros países. Pela importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. Em 2014, a UNESCO reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste, e o atendimento é de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).