Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para a Oficina ‘Hortas Criativas’

Por Redação com informações da Fundação Romi 08/03/2021 às 10:57

A Estação Cultural da Fundação Romi abriu hoje (08) as inscrições para a Oficina Hortas Criativas. A atividade é gratuita, aberta a pessoas com idade a partir de 16 anos e os interessados em participar devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar a inscrição.

A Oficina será realizada em quatro encontros no mês de abril, previstos para os dias 06, 13, 20 e 27, das 08h às 10h30. São 15 vagas, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 com distanciamento, álcool em gel e obrigatório uso de máscara.  Caso haja alguma mudança, de acordo com o Plano São Paulo, a proposta será reagendada.

A horta vertical, ou horta suspensa, é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros. “Esta oficina visa capacitar jardineiros, profissionais da área e pessoas interessadas no assunto a montarem hortas e jardins em espaços reduzidos a fim de proporcionar bem estar, oferecendo um produto diferencial sem grandes gastos para as partes envolvidas”, explica a oficineira Maria Lia, engenheira agrônoma responsável pela execução da oficina.

Maria Lia destaca também que a Oficina Hortas Criativas possibilita que as pessoas tenham um jardim particular em casa, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, e torna o ambiente mais alegre e bonito. “É indicada para quem tem pouco espaço disponível para cultivo, seja em casas ou apartamentos, além de trazer muitos benefícios, como uma maneira de tirar um tempo do dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado com a prática. Desta forma a busca por reformas simples, a introdução de plantas no convívio doméstico antes muitas vezes deixado de lado pela correria do dia-dia, teve um aumento expressivo. Assim, varandas e pequenas áreas ganham mais verde e formam mini jardins repletos de charme”, finaliza Maria Lia.

A inscrição deve ser realizada diretamente na sede administrativa a partir de hoje (08). O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e sábados das 08h às 12h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste.

A Oficina faz parte do projeto”Estação Criativa”, selecionada no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  “Fomos premiados no edital, e começaremos a executar as oficinas culturais que estão previstas no projeto”, explica a assistente cultural da Estação Cultural Natália Fernandes Rocha.


(Foto: Divulgação Fundação Romi)