Estação Cultural abre oportunidade para oficineiros e educadores culturais de SB

Por Divulgação 22/01/2022 às 12:49

A Estação Cultural da Fundação Romi torna público o Edital EC 0002/2022 ESTAÇÃO CULTURAL DA FUNDAÇÃO ROMI CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS NA ESTAÇÃO CULTURAL DA FUNDAÇÃO ROMI EM 2022 . Os oficineiros e educadores culturais interessados em apresentar seus projetos podem, a partir de terça-feira, 25 de janeiro, enviar sua proposta.

O edital é direcionado aos fazedores de cultura interessados em desenvolver oficinas livres e de formação nas dependências da Estação Cultural da Fundação Romi. Poderão se inscrever todos os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente à área de atuação da oficina proposta, com foco na economia criativa e geração de renda.

A democratização do acesso às manifestações culturais e a valorização dos oficineiros e educadores culturais compõem a essência da Estação Cultural da Fundação Romi. “Este edital abre oportunidade para que os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região realizem oficinas no espaço da Estação, estimulando a criatividade e a expressão artística, fomentando a economia criativa, a geração de renda e a formação cultural da população beneficiada”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

Dentro das ações voltadas a geração de renda e fomento da economia criativa, a Estação Cultural da Fundação Romi ofereceu, em 2021, 31 oficinas culturais, e teve a participação de mais de 500 pessoas, beneficiadas com a aprendizagem de técnicas variadas de trabalhos manuais como bordado, macramê, papel machê, estamparia artesanal, costura criativa e outros.

Além da população de Santa Bárbara d’Oeste e região ter a oportunidade em aprender, de forma gratuita, uma nova técnica manual, também fomenta a economia criativa e geração de renda ao contratar os artesãos para serem oficineiros culturais. “A Economia Criativa cria produtos e/ou serviços usando materiais, mãos e intelecto. É uma ferramenta transformadora, pois contribui no desenvolvimento econômico e social “, comenta a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Kíscella K. Alberti de Ramos.

O edital está disponível em https://fundacaoromi.org.br/fundacao/galeria_edital/EDITAL_EC_0002_2022_21012022140214.pdf A inscrição deve ser realizada no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa, entre os dias 25 de janeiro e 16 de fevereiro de 2022. O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de terça a sábado, das 08h às 17h e  domingo das 08h às 12h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste.