Entidades protestam na Câmara contra fala do vereador Felipe Corá sobre o Movimento Negro

30/11/2021

Um ato de repúdio ao pronunciamento feito pelo vereador Felipe Corá (Patriota) na semana passada, durante a sessão ordinária, contra a luta do Movimento Negro e o feriado da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro) foi realizado na tarde desta terça-feira (30) no Plenário da Câmara Municipal.

Representantes da Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus, Coletivo de Mulheres Negras, Unegro, Capoeira Motta, Movimento Negro Unificado de Campinas, COMED, e SindProsbo, entre outras entidades, participaram do ato contra o racismo, com faixas, cartazes e palavras de ordem.

Foto: Júlio Victorino/Portal SBNotícias

Na semana passada, quatro ofícios foram protocolados na Câmara Municipal pelas entidades do Movimento Negro e SindProsbo, manifestando repúdio à fala do vereador Corá, que considerou as lutas do Movimento como “hipócritas, vitimistas, de divisão racial, lacrolândia e de proselitismo político”.

“Tais declarações demonstram o despreparo e desconhecimento do vereador sobre a temática racial, e que colide com a própria Constituição Brasileira que preconiza as ações afirmativas através do princípio material em seu art. 3º, incisos I, III e IV, que elenca entre os objetivos fundamentais da república: construir uma sociedade livre, justa e solidária; erradicar a pobreza e a marginalização e diminuir as desigualdades regionais e sociais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Nesse prisma, a novel constituição alberga o ideal do estado social intervencionista, na medida em que não se limita em trazer previsões declarando serem todos iguais perante a lei e proibindo o tratamento desigual, mas, além disso, determina uma atuação positiva do Estado no sentido de modificar uma realidade desigual preexistente”, dizem as entidades nos ofícios.

Foto: Júlio Victorino/Portal SBNotícias

Na palavra livre da sessão de hoje, Corá (foto) usou a tribuna para falar sobre o assunto. “Quando me referi aqui na semana passada a vitimismo, eu me referia a pessoas como esse senhor que está aqui presentes hoje, (se referindo a Luis Largueza, presidente do PT de Santa Bárbara d'Oeste) que faz todos vocês como massa de manobra, que faz de uma causa como meio de vida, e usa todos vocês”. Um tanto exaltado, ele continuou: “sabe o que vocês são: hipócritas”. O vereador encerrou sua fala dizendo: “vou finalizar minha fala com uma cruz para os esquerdopatas”, e exibiu um quadro com a imagem dele ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Cláudio Mariano/Portal SBNotícias

As entidades pediram ao presidente da Câmara, nos ofícios, que a Comissão de Ética da Câmara tome providências em relação ao vereador Felipe Corá com retratação pública por parte dele. O presidente da Câmara, Joel Cardoso, Joel do Gás, informou os ofícios protocolados pelas entidades foram encaminhados para a Procuradoria e serão analisados juridicamente.  Após a analise a mesa diretora do Legislativo vai discutir o encaminhamento da questão.




COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados