Enfermeira barbarense que mora e trabalha na Inglaterra relata experiência com vacina e recomenda imunizante

Por REDAÇÃO 14/01/2021 às 21:00

A enfermeira barbarense Daiana Ferro que, atualmente, mora e trabalha no norte da Inglaterra tomou a vacina contra a Covid-19 no último dia 7 de janeiro e relata sua experiência com o imunizante, recomenda a vacina a todos os brasileiros e reforça os cuidados que as pessoas devem ter enquanto a vacinação não se inicia por aqui.

Daiana é nascida e criada em Santa Bárbara e viveu por mais de 20 anos no Jardim Panambi junto com os pais. Desde 2016, mora na Inglaterra. É enfermeira graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein, de São Paulo, e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 no Hospital James Cook (Regional), da cidade de Middlesbrough.

Daiana conta que antes de tomar a vacina, o Centro de Vacinação disponibilizou uma consulta com uma médica sobre a vacinação, informando-a sobre possíveis efeitos colaterais, percentual de imunidade adquirida e tirou todas as suas dúvidas. “Tomei a vacina no dia 7 de janeiro e tive apenas uma dor leve no local da aplicação e um pouco de dor no corpo, reações semelhantes a que tive quando tomei vacina contra gripe aí no Brasil”, disse.

A profissional barbarense lembra que a Inglaterra vive a terceira onda da pandemia, com as UTIs cheias, com o sistema público de saúde semelhante à situação do Brasil. “Perdemos pacientes todos os dias, mesmo com toda dedicação, esforços e conhecimentos aplicados pelos profissionais. Pessoas de 20, 30, 40, 80 anos perdem suas vidas em nossas mãos. Também perdi familiares no Brasil que contraíram a doença”, relatou.

“TOMEM A VACINA”

Ela disse que confia no trabalho do Instituto Butantan e que tomaria a vacina se estivesse no Brasil. “Posso dizer que confiem no Butantan, eles são especialistas em imunizantes”, frisou Daiana.

A barbarense concorda que as dúvidas surgem naturalmente diante dessa situação e recomenda que as pessoas procurem um profissional de saúde antes de ser imunizado. “Lembrem-se a vacinação é um pacto coletivo que. além de nos proteger e proteger o próximo, evita a sobrecarga nos hospitais. Quando puder, tomem a vacina e façam parte desse movimento. Eu acompanho diariamente os números de Santa Bárbara d’Oeste e do Brasil e posso dizer com segurança que só sairemos desse problema com uma vacinação em larga escala”, afirmou.

CUIDADOS

Daiana aproveita para reforçar os cuidados preventivos enquanto a vacinação não chega. “Enquanto aguardamos a vacinação se iniciar, não se esqueçam, evitem aglomerações, lavem as mãos com frequência, usem máscara em locais públicos, saiam de casa apenas se necessário e procurem ajuda médica ao sinal de sintomas. Vamos proteger nossa família, nossos amigos e nossa cidade”, concluiu a profissional barbarense.