Dez pássaros silvestres apreendidos são devolvidos à natureza em Nova Odessa

Por Redação/Divulgação 31/12/1969 às 21:00

Com auxílio da Polícia Militar Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e o Setor de Zoonoses de Nova Odessa realizaram na última quinta-feira (22) a soltura de 10 pássaros silvestres acolhidos no Parque Ecológico Isidoro Bordon, naquele município. Os animais haviam sido apreendidos em uma ação comandada pela PM Ambiental em combate ao tráfico de espécies da fauna silvestre, e passaram por exames no zoológico municipal.

\"É preciso combater o tráfico de animais e conservar a fauna silvestre\", destacou a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela. Além de policiais militares ambientais, a ação contou com apoio do assessor de Meio Ambiente, José Carlos de Castro, e da veterinária e responsável pelo Parque Ecológico, Paula Faciulli. A ocorrência foi deflagrada no mesmo dia em que houve a soltura dos animais.

\"Era um senhor que tinha vários passarinhos, inclusive havia armadilhas no local\", conta Paula. As aves são das espécies Coleirinha, Canário-da-Terra e Bigodinho. \"Após a apreensão da PM Ambiental, fizemos exames e deu pra notar que as aves estavam bem agressivas, um sinal de que haviam acabado de ser capturadas\", detalhou a veterinária.

Diante da situação constatada, a recomendação é que as autoridades devolvam os pássaros ao hábitat. \"Temos várias aves que vivem soltas no próprio Parque Ecológico, vivendo ali devido a grande quantidade de árvores e oferta de frutos\", disse Paula. O responsável por capturar os animais silvestres foi autuado com multa de R$ 10 mil, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605/98).

O Parque Ecológico de Nova Odessa realiza o acolhimento de animais silvestres encontrados em situações de risco, para os cuidados veterinários e a realização de exames necessários. Dependendo da natureza dos casos, são encaminhados para quarentena e recebem alimentação balanceada e tratamentos. Além disso, é feita a soltura para a readaptação à natureza, com aval da veterinária.

Com a certificação de Zoológico pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Parque Isidoro Bordon tem mais de 150 animais, de 15 espécies diferentes. Em casos de maus tratos, contrabandos e capturas de animais, as pessoas podem comunicar o Setor de Zoonoses, no telefone 3466-3972, a Defesa Civil no 3476-8600, ou a Polícia Ambiental, pelo 3462-1182.