Notícias


SAúDE

25/03/2020 às 22:10:00

Dengue: com 147 casos positivos, SB é uma das cidades com maior número na RMC


Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que 16 cidades da Região Metropolitana de Campinas-RMC, somam mais de 4 mil casos de dengue de janeiro a fevereiro deste ano, sendo as mais afetadas, Campinas, Hortolândia e Santa Bárbara d’ Oeste, que juntas, registram  mais de 2,7 mil casos notificados da doença.  Só em Santa Bárbara d’ Oeste, são 147 casos positivos e 230 suspeitos que estão em investigação.

O coordenador geral de Vigilância e Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, disse que cada cidadão deve cooperar e eliminar focos dentro de casa, incluindo áreas externas, como quintais. A preocupação é valida, segundo ele, porque mais de 80% dos criadouros do mosquito se encontram dentro das residências.

O Estado de São Paulo registrou 19 mortes em decorrência da dengue em 2020, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde neste mês de março. 

Apesar das ações para impedir a propagação do Covid-19- coronavírus, os trabalhos de combate à dengue, assim como o Controle de Vetores no município estão mantidos na sua integralidade, conforme informou a Prefeitura na sexta-feira (20). 

 COMO PREVENIR E EVITAR CRIADOUROS: 

Mantenha a caixa d´água tampada corretamente, assim como outros compartimentos de armazenamento de água;

- Limpe as piscinas corretamente;

- Não junte materiais que possam acumular água, como pneus, garrafas;

- Redobre a atenção com algumas plantas do jardim, como as bromélias, cujas folhas favorecem o acúmulo de água;

- Pratos de plantas devem ser cobertos com areia;

- - O lixo, principalmente o reciclável, deve ser armazenado de forma correta;

- Recomenda-se o uso diário de repelente;

- Se apresentar sintomas como febre alta, dores musculares intensas, mal-estar geral, dor ao movimentar os olhos, manchas vermelhas no corpo, sangramento na gengiva ou no nariz, procure um médico o mais rápido possível.


(Foto Arquivo) 

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).


AO VIVO

Veja a programação da
Rádio Brasil AM ao vivo


FALECIMENTOS